Saltar para o conteúdo

NIF

A Área de Assuntos Internacionais agilizou, em conjunto com a Autoridade Tributária e com a Assessoria Jurídica do Técnico Lisboa, um mecanismo de apoio com o objetivo de facilitar o processo de pedido e emissão do NIF pelos elementos da comunidade internacional do Técnico Lisboa (estudantes de todos os ciclos de estudos, professores, investigadores, colaboradores, etc..). Este apoio é disponibilizado uma vez por semestre de forma a englobar todos os novos elementos integrantes da comunidade internacional Técnico.

Assim, no início de cada semestre todos os serviços e núcleos com contacto e responsabilidade direta com estudantes, departamentos e estruturas transversais são contactados via email com todas as instruções a seguir:

1. 1. Identificar estudante/investigador/docente/colaborador que necessita de NIF;
  2. 2. Apoiar o/a estudante/investigador/docente/colaborador na preparação da documentação;
  3. 3. Agendamento para reconhecimento de assinaturas.

Os interessados deverão entregar a documentação junto do serviço responsável, nomeadamente:

• Admissions Office: Estudantes internacionais (1.º e 2.º Ciclo)
  • Área de Graduação: Estudantes da União Europeia (1.º e 2.º Ciclo)
  • Área de Pós-Graduação: Estudantes da União Europeia e Internacionais (Doutoramento)
  • Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional: Estudante/investigador/docente/colaborador em mobilidade
  • Departamentos e estruturas transversais: Investigador/docente/colaborador de cada departamento ou estrutura transversal

Estando reunidas todas as condições necessárias, o Admissions Office dá início ao processo junto da Autoridade Tributária. Concluído o processo, os serviços são contactados de forma a levantar o processo e entregar aos requerentes.

Os interessados deverão reunir a seguinte documentação:

• Procuração de poderes necessários para junto da Autoridade Tributária solicitar a atribuição do NIF;
  • Declaração de aceitação de representação pelo Técnico Lisboa (para cidadãos da União Europeia e outra para cidadãos extra-comunitários);
  • Documentos pessoais de identificação e comprovativos de morada em Portugal e no país de origem.

O requerente não incorre em qualquer custo com este procedimento.

close navigation
close Search