Saltar para o conteúdo

Programa HOPTEC

 

O Programa

Enquadramento

Na última década, diversos estudantes do Técnico tiveram a oportunidade de realizar investigação para a dissertação de mestrado como estudantes visitantes na Universidade Johns Hopkins, na área de Bioengenharia. Como resultado, todos os estudantes visitantes concluíram o seu trabalho de dissertação com distinção. O feedback geral destes estudantes é que a possibilidade de realizar investigação na Hopkins foi uma oportunidade única, que moldou profundamente o seu percurso pessoal e profissional. Para os estudantes envolvidos neste intercâmbio, os principais destaques desta colaboração incluíram o acesso a ferramentas tecnológicas de ponta, transferência de conhecimento e investigação interdisciplinar.

Por iniciativa de alguns destes estudantes, agora alumni, em colaboração com a Área de Assuntos Internacionais do Técnico, foi apresentado um projeto que obteve o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, ao qual foi dado o nome de HOPTEC.

 

Objetivos

  • Promover a transferência de conhecimentos e competências entre instituições
  • Facultar oportunidades de investigação em áreas prioritárias
  • Oferecer oportunidades pessoais e profissionais aos estudantes das duas instituições

 

Atividades do Projeto HOPTEC

  • Oportunidades de Formação: 2 Bolsas HOPTEC para estudantes de mestrado realizarem investigação para a sua dissertação na Hopkins. Em troca, esses dois estudantes serão nomeados Embaixadores HOPTEC e estarão envolvidos nas atividades do HOPTEC.
  • Colaborações Dinâmicas: Série de Seminários HOPTEC; Simpósio Anual HOPTEC; Competição de Posters; Competição de Bolsas HOPTEC.
  • Avanços Científicos: Ao criar uma rede de estudantes de intercâmbio e colaborações ativas, o HOPTEC promoverá a transferência de conhecimento e troca de experiências entre instituições, levando a descobertas impactantes.

Para saber mais sobre as iniciativas e oportunidades promovidas pelo programa, consulte a página oficial.

 

Fundadores do Programa HOPTEC

Inês Godet. O meu percurso académico em bioengenharia proporciona-me competências de resolução de problemas para estudar sistemas biológicos utilizando abordagens inovadoras e interdisciplinares. Durante o meu doutoramento, conduzi investigação no laboratório do Dr. Daniele Gilkes na Universidade Johns Hopkins. O meu projeto de doutoramento centrou-se no estabelecimento de um sistema fluorescente de mapeamento, que nos permitiu mapear o destino das células que experienciaram hipóxia intratumoral ao longo da cascata metastática. Descobrimos que as células pós-hipóxicas são mais invasivas, metastáticas e resistentes à quimioterapia.
André Forjaz. Está a fazer o seu doutoramento em Engenharia Química e Biomolecular no laboratório do Prof. Denis Wirtz na Universidade Johns Hopkins. Concluiu a licenciatura e o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Técnico, Universidade de Lisboa. A investigação de André concentra-se na aplicação de novos algoritmos de IA e visão computacional para estudar tecidos anatómicos. Através da implementação do CODA, um software para reconstrução tridimensional de tecidos a uma resolução celular única, o André estuda alterações em tecidos normais e doentes, como em cancros pancreáticos, pulmonares e ovarianos/tubos de falópio.
Denise Castilho de Matos. É titular de uma Pós-graduação em Relações Internacionais, Mestrado em Estudos Africanos e concluiu o seu curso avançado de doutoramento em Geografia Humana, com especialização em Políticas Públicas Europeias. Atualmente, coordena a Área de Assuntos Internacionais no Instituto Superior Técnico – ULisboa. Está envolvida em vários projetos europeus com ênfase em comunicação, estratégias de internacionalização e empreendedorismo. Possui mais de 15 anos de experiência em relações internacionais: mobilidade de estudantes e staff, recrutamento internacional de estudantes, parcerias estratégicas, programas académicos inovadores e gestão de projetos.

 

Contribuidores Cruciais do Programa HOPTEC

Prof. Denis Wirtz. Como Vice-Reitor para a Investigação e Professor Theophilus Halley Smoot na Universidade Johns Hopkins, Denis Wirtz tem contribuído de forma inovadora para a física da migração celular e a mecanobiologia. Através de métodos quantitativos como a microrreologia de rastreamento de partículas, Wirtz é pioneiro na pesquisa sobre motilidade celular 3D, divisão bacteriana e fenotipagem em alta taxa de produção. As suas mais de 250 publicações têm mais de 31.000 citações, e foi eleito Membro da AIMBE, AAAS e APS. Wirtz fundou o Instituto de NanoBioTecnologia em Hopkins e lidera vários programas de formação do NCI. A sua recente tecnologia CODA permite a imagiologia de tumores 3D com inteligência artificial. Com diplomas da Free University of Brussels e de Stanford, a sua prolífica carreira interdisciplinar abrange física, biologia e oncologia.
Prof. Cláudia Lobato da Silva

Prof. Fátima Montemor

Prof. Tiago Fernandes

Prof. Rogério Colaço

Margarida Fernandes Rodrigues

Maria José Ferrão

 

Antigos Alunos

Vários estudantes do Técnico já realizaram investigação em Hopkins com grande sucesso, concluindo as dissertações com distinção.

  • Eduarda Vaz [2022 – 2023]
  • Vasco Queiroga [2022 – 2023]
  • André Forjaz [2019-2020]
  • João Brás [2015 – 2016]
  • Ana Maria Carmo [2015 – 2016]
  • Inês Godet [2014-2015]
  • Alexandre Carnet [2014-2015]
  • Duarte Ferreira [2014-2015]
  • Leonor Guedes Da Silva [2013 – 2014]

 

close navigation
close Search