Instituto Superior Técnico

Área Internacional

Erasmus Mundus – Programas Conjuntos

GroundwatCH – Mestrado Europeu

#Mestrado

O programa GroundwatCH vai ter início em setembro de 2015. Os alunos começarão os seus estudos em Lisboa, e consequentemente em Delft (Holanda) e Dresden (Alemanha). Os alunos no final deste percurso receberão o grau de mestrado pelas três instituição parceiras.

O programa acenta nos seguintes pilares: hidrogeologia, hidrologia e climatologia. Assim, o programa GroundwatCH pretendo contribuir para um maior entendimento das interações entre as águas subterrâneas, águas de superfície, e alteração climáticas.

Sítio na Internet: http://www.groundwatermaster.eu/

IDS-FunMat – Escola Doutoral em “Functional Materials for Energy, Information Technology and Health”

#Functional Materials for Energy #Doutoramento

IDS-FunMat é um programa internacional de doutoramento financiado pelo Programa Erasmus Mundus da União Europeia. A nossa escola oferece bolsas de estudos para projectos de doutoramento em “Functional Materials for Energy”, realizado em coorientação entre universidades de dois países diferentes. Os candidatos devem passar pelo menos 6 meses em cada universidade.

Sítio na Internet: http://www.idsfunmat.u-bordeaux1.fr/

EMJD-DC – An International joint Doctoral School in Distributed Computing

#Distributed Computing #Doutoramento

EMJD-DC pretende tornar-se um modelo de referência internacional permanente para estudos de doutoramento em “Distributed Computing”. Os estudantes realizam o seu trabalho até quatro anos em duas universidades de países diferentes, com mobilidade adicional para a indústria na maioria dos projetos. O projeto EMJD-DC concede diplomas duplos.

Sítio na Internet: http://emjd-dc.eu/

SELECT+

#Environment and Energy #Doutoramento

O SELECT+ é um programa de quatro anos de doutoramento, que tem como principal objetivo identificar, testar, implementar e comercializar tecnologias de energia altamente eficientes. Este programa combina a investigação com o desenvolvimento de ideias com potencial de mercado. Com um consórcio de oito universidades, seis universidades associadas, 4 Indústrias do núcleo e seis indústrias associadas, o SELECT+ oferece o caminho para reconciliar estas duas perspetivas através de abordagens multidisciplinares em que os alunos trabalham em colaboração com as indústrias. Este programa de Doutoramento coloca igual ênfase nos aspetos sociais, económicos bem como no desenvolvimento cultural dos candidatos.

Sítio na Internet: http://www.exploreselect.eu/

FUSION DC – International Doctoral College in Fusion Science and Engineering

#Nuclear Fusion Science and Engineering #Doutoramento

FUSION-DC é um programa conjunto de doutoramento, com duração de três anos. O programa é na área de fusão nuclear e engenharia resultante do consórcio de 19 instituições parceiras europeias (8 parceiros e 11 associados), a Organização ITER e nove parceiros associados da China, Japão, Rússia e EUA. O programa FUSION-DC proporciona uma oportunidade única de educação, coordenada com a exigência de nível de um doutoramento de uma rede mundial de excelência em fusão nuclear.

Sítio na Internet: http://www.em-fusion-dc.org/

SEED – Simulation in Engineering and Entrepreneurship Development

#Engenharia  #Doutoramento

O SEED é um programa de doutoramento, que tem como objetivo formar e desenvolver a implementação de novas técnicas tendo em consideração as variadas necessidades atuais da indústria. Os candidatos ao programa SEED pretendem abranger áreas importantes da engenharia tais como: Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia Aeroespacial,Engenharia Ambiental.

Os estudantes, ao longo do seu doutoramento, desenvolverão as mais variadas competências-chave em empreendedorismo e serão envolvidos num ambiente de inovação obtido através da interação com R&D spin-offs – incubadoras especializadas.

Sítio na Internet: http://www.cimne.com/emjd-seed/fellowships.asp

Histórico

euSYSBIO – Mestrado Europeu em Biologia de Sistemas (concluído)

#Biologia de Sistemas #Mestrado

O mestrado em Biologia de Sistemas (euSYSBIO) é uma cooperação entre o KTH Royal Institute of Technology na Suécia (KTH), o Instituto Superior Técnico em Portugal (IST) e a Universidade de Aalto na Finlândia. É um programa de mestrado de dois anos, incluindo mobilidade obrigatória para os alunos. Os estudantes começam no KTH ou Universidade de Aalto e continuam no ano seguinte numa das outras duas instituições.

O programa garante experiência cultural a partir de dois diferentes países europeus e confere um grau duplo de duas universidades.

Sítio na Internet: www.kth.se/eusysbio

EMDC – Mestrado Europeu em Computação Distribuída (concluído)

#Distributed Computing #Mestrado

O programa Erasmus Mundus em “Distributed Computing” é uma cooperação entre o KTH Royal Institute of Technology na Suécia, o Instituto Superior Técnico de Portugal e Universidade Politécnica da Catalunha. Trata-se de um programa de mestrado de dois anos, incluindo mobilidade obrigatória para os estudantes.

O programa oferece educação EMDC de alto padrão internacional, bem como experiência cultural a partir de dois diferentes países europeus e um grau duplo de duas universidades.

Sítio na Internet: https://www.kth.se/en/studies/master/joint/emdc