1st dissemination events of the project Strengthening Mathematics Education – MathICs

Os primeiros eventos de divulgação do projecto Strengthening Mathematics Education – MathICs tiveram lugar entre 05 e 07 de Outubro de 2021 na Faculdade de Ciências de Rabat, Universidade Ibn Tofail em Kenitra e na Escola de Engenharia de Minas em Rabat.  MathICs, é um projecto co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia (Acção-chave 2: Capacitação no Ensino Superior), e decorre durante três anos, até 14 de Janeiro de 2024.

O 1º dia deste evento no dia 05 de Outubro de 2021 na Faculdade de Ciências de Rabat, contou com a participação do Sr. Mohammed Rhachi (Presidente da Universidade Mohammed V de Rabat), Sr. Mohamed Tahiri (Director do Ensino Superior e Desenvolvimento Pedagógico do Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior, Formação de Pessoal e Investigação Científica), Sr. Mohammed Rhachi (Presidente da Universidade Mohammed V de Rabat), Sr. Mohamed Tahiri (Director do Ensino Superior e Desenvolvimento Pedagógico do Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior, Formação de Pessoal e Investigação Científica). Mohammed Regragui (Decano da Faculdade de Ciências de Rabat), e o Sr. Ismaïl kassou (Vice-Presidente da Universidade Mohammed V de Rabat). e o Sr. Vítor Marcelino Counsul da Embaixada de Portugal em Rabat. O coordenador do projecto Mathic, o coordenador do ERASMUS+ em Marrocos, assim como os membros permanentes do projecto fizeram as suas apresentações, e Ana Pipio, Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais, fez uma apresentação do IST. O Professor Luis Oyonarte, coordenador do MathICs, fez uma breve apresentação do MathICs, dos seus principais objectivos e das suas actividades. A matemática foi identificada como uma “alavanca chave para a transformação do ensino e aprendizagem STEM” (European Schoolnet, 2018). Esta é uma das mensagens do Professor Bennis, coordenador marroquino dos MathICs, que, durante os três dias de divulgação dos MathICs realizados de 05 a 07 de Outubro de 2021, demonstrou a importância dos MathICs no sistema educativo matemático, bem como a importância de utilizar as TICs para promover a matemática nas instituições marroquinas. A Dra. Latifa Saadaoui, coordenadora do Gabinete NEO em Marrocos, fez uma apresentação que destacou a grande importância dos projectos CBHE e em particular do projecto MathICs no desenvolvimento do sistema educativo em Marrocos.

O 2º dia organizado em 06 de Outubro de 2021 na Universidade Ibn Tofail, o Professor Fahid lançou luz sobre o papel e a importância da estratégia de divulgação das MathICs. Mostrou principalmente como o plano de divulgação dos MathICs prevê a divulgação não só para apresentar o projecto MathICs e os seus resultados, mas também para aumentar a sensibilização para a utilização das TICs na educação matemática em Marrocos, que é o principal objectivo dos MathICs.  Depois, os colegas da Kenitra mostraram-nos o seu belo campus.

O 3º dia decorreu na École de Mines de Rabat, incluindo a apresentação do Professor Fouad Bennis que partilhou os seus 20 anos de experiência como Director de Relações Internacionais na Centrale Nantes. e Natacha Moniz do IST fez uma apresentação sobre o Projecto MathICs Social Media.

odos os dias foram realizados workshops de trabalho, para conhecer os detalhes administrativos e financeiros do projecto, as directrizes do plano de qualidade (Ana Pipio do IST coordenou a sessão) e a sessão de formação de professores (Ana Moura Santos do IST participa por virtual).

Tivemos também várias reuniões de comissões para falar sobre os próximos passos para cada Pacote de Trabalho.
Para mais informações sobre este projecto, ver aqui.

Os Parceiros neste Projeto são:

– Universidad de Almería (Spain),
– École Centrale de Nantes (France), Universidade de Lisboa-Insituto Superior Técnico (Portugal),
– Mohammed 5 University of Rabat (Moroccan coordinator of the project),
– Cadi Ayyad University of Marrakech,
– Ibn Tofail University of Kenitra,
– Sultan Moulay Slimane University of Beni Mellal,
– École Nationale Supérieure des Mines of Rabat,
– Mohammed VI International Academy of Civil Aviation of Casablanca
– Synapstic S. L.
E os membros associados são:
– the Mediterranean Network of Engineering and Management Schools (RMEI) in France,
– the Moroccan Society of Applied Mathematics
– the Moroccan Association of Private Higher Education Schools (AMESUP)
– Jiwar Education and Development (Rabat).