Técnico Lisboa na NAFSA 2022

Inspirados no lema do Técnico Lisboa, A School for the World e com o objetivo de sedimentar e aumentar o número de parcerias internacionais de referência, o Instituto Superior Técnico esteve presente na maior feira de educação dos EUA, a NAFSA: Association of International Educators. Este ano o evento decorreu entre 31 de maio e 3 de junho, em Denver, Colorado, e teve como tema principal traçar e desenvolver caminhos para um futuro sustentável da educação internacional. A comunidade global de educação internacional juntou-se para debater e partilhar as últimas inovações, novas estratégias e melhores práticas para estabelecer e construir parcerias institucionais à medida.

Portugal apresentou-se pela primeira vez numa organização conjunta entre a Comissão Fulbrigt Portugal, a Fundação Luso-Americana e a Agência Nacional Eramus+. Follow the Sun, Study and Research in Portugal foi o tópico escolhido para o stand que contou com a presença de cerca de 50 representantes de 19 instituições de Ensino Superior Portuguesas.

O Técnico registou a sua quarta participação neste evento, que em 2021 realizou-se exclusivamente em formato virtal. Em 2022, sob a iniciativa USA-Portugal Campus, a Universidade de Lisboa teve uma representação mais alargada, contando com a participação de representantes da Reitoria, Instituto Superior Técnico, ISEG e FLUL.

Com profissionais de mais de 100 países que se fizeram representar em centenas de expositores na feira, Portugal destacou-se pela representação de várias IES e pelo próprio stand. Follow the Sun, Study and Research in Portugal, um espaço desenhado com produtos nacionais como a cortiça ou o burel, onde o Sol foi um elemento de atração.

O Técnico, representado pela Área de Assuntos Internacionais, teve oportunidade de rever antigos parceiros, renegociar parcerias e encetar contactos com objetivos futuros. Aumentar a oferta de Duplos Graus e Graus conjuntos, promover parcerias com instituições de referência, criar oportunidades competitivas e apresentar-se em eventos internacionalmente referenciados faz parte da nossa estratégia de posicionamento internacional e caracteriza-nos como A School for the World.

Texto: Denise Matos (Área de Assuntos Internacionais)

Fotografia: Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação