Saltar para o conteúdo

Erasmus Mundus – Programas Conjuntos

GroundwatCH – Mestrado Conjunto em Águas Subterrâneas e Alterações Globais – Impactos e Adaptação

#Mestrado #Águas Subterrâneas & Ambiente

O GroundwatCH é um Mestrado Conjunto financiado pelo programa ERASMUS+ e ministrado por um consórcio internacional de três instituições do Ensino Superior (IST Lisboa, Portugal; IHE Delft, Holanda; TU Dresden, Alemanha), em parceria com diversas Instituições Públicas e empresas privadas, com experiência e interesse específico na área da hidrogeologia. Existem anualmente cerca de 20 BOLSAS DE ESTUDO ERASMUS MUNDUS para atribuir através de um processo competitivo de candidatura.

Este Mestrado Conjunto corresponde a um programa internacional de nível superior de estudo com um total de 120 ECTS e uma duração normal de 2 anos letivos. O programa inicia-se no 1.º semestre de cada ano letivo no IST e está organizado em torno das seguintes áreas temáticas: (1) Hidrogeologia; (2) Recolha, interpretação e modelação de dados de água subterrânea; (3) Processos climáticos e modelação; (4) Gestão integrada de bacias hidrográficas e de recursos hídricos; (5) Água subterrânea e impactos ambientais; (6) Água subterrânea, sociedade e políticas de ambiente; (7) Água subterrânea, clima, impacto e adaptação às alterações globais. Os alunos terão um grau triplo plenamente reconhecido nos países das instituições participantes.

Os candidatos do IST podem contactar o balcão do Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI) para obter orientação geral e apoio na preparação da documentação de candidatura.

Sítio na Internet: http://www.groundwatermaster.eu/

 

MIR – Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Robótica Marítima e Marinha (Marine and Maritime Intelligent Robotics).

#Mestrado #Robótica Marítima & Inteligência Artificial

O Mestrado MIR combina a robótica e a inteligência artificial de forma inovadora no contexto de avanço da ciência marinha e marítima e das suas aplicações tecnológicas. O mestrado MIR visa desenvolver a capacidade de futuros engenheiros de forma a permitir avanços no desenvolvimento e operação de novos sistemas de robótica com amplo impacto nas técnicas necessárias para a exploração e aproveitamento do oceano.

Os desafios que temos pela frente só podem ser ultrapassados reunindo os rápidos desenvolvimentos em robótica e métodos de IA, com vista à autonomia sustentada e à tomada de decisões on-line no implacável ambiente marinho. O mestrado MIR foi projetado para dar formação em robótica aplicada de última geração, destinada a melhorar a eficiência, a saúde, a segurança e o desempenho ambiental da indústria offshore, operações marítimas e estudos de ciências marinhas.

Após a conclusão do programa MIR, o aluno terá adquirido competências avançadas relativas aos processos e desafios marítimos, a fim de desenvolver robôs que irão interagir dentro deste meio e com ele, bem como desenvolver soluções tecnológicas para mitigar e se adaptar aos futuros desafios ambientais (como poluição, impactos das mudanças climáticas, etc.)

Os alunos do MIR podem se especializar em um dos três percursos de estudo:

  • Operações submarinas autónomas seguras;
  • Robótica marítima cooperativa para aplicações científicas e comerciais; ou
  • Robótica aplicada para missões de intervenção subaquática.

Existem anualmente cerca de 20 BOLSAS DE ESTUDO ERASMUS MUNDUS para atribuir através de um processo competitivo de candidatura.

Sítio na Internet: www.master-mir.eu

close navigation
close Search