Saltar para o conteúdo

Programa IAESTE

A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) é um programa de estágios internacionais destinado a estudantes do Ensino Superior, estando presente em mais de 80 países em todo o mundo.

As atividades da IAESTE Portugal são apoiadas pela APIET (Associação para a Permuta Internacional de Estagiários Técnicos), uma associação sem fins lucrativos. A IAESTE Portugal funciona nos mesmos moldes das IAESTE Internacionais, havendo um Secretariado Nacional que centraliza todo o processo a nível nacional e internacional, assim como vários Centros de Inscrição distribuídos pelo País.

A IAESTE Portugal existe desde 1965 no Instituto Superior Técnico, funcionando como Secretariado Nacional e Centro de Inscrição.

As áreas abrangidas pelos Programas de Intercâmbio da IAESTE abarcam todos os ramos da Engenharia, vários ramos da Ciências Exactas e Naturais, tais como a Matemática, Física, Química, Geologia e Biologia, bem como outros domínios tais como a Arquitetura, Agronomia, Farmácia e Ciências Veterinárias e muitas outras.

Objetivos e Missão

  • Dar a oportunidade a estudantes de Ensino Superior de adquirir experiência técnica e profissional relevante na sua área de estudos.
  • Proporcionar aos empregadores estagiários altamente qualificados e motivados.
  • Promover tolerância e cooperação internacional, assim como confiança entre estudantes, instituições académicas, empregadores e comunidade em geral.
  • Ser uma fonte de enriquecimento cultural, tanto para os estagiários como para as comunidades onde estarão integrados.
  • Operar independentemente da origem, etnia, sexo, cultura, crenças religiosas ou políticas, necessidade especial, orientação sexual, identidade de género ou expressão.

Candidaturas

Duas formas de efetuar candidatura:
Candidatura a ofertas publicadas durante todo o ano

  • Registo e Criação de Perfil na Plataforma Internacional da IAESTE
    – Ir a www.iaeste.net
    – Registar, preencher todos os campos obrigatórios e submeter o perfil para validação
    – Consultar as ofertas de estágio que vão sendo publicadas ao longo do ano pelos países membros da IAESTE

Em cada oferta de estágio os estudantes podem verificar qual a localização do mesmo, área(s) de estudos, descrição do trabalho a realizar, período de estágio, número mínimo de anos de estudo completos, valor da remuneração, custo de vida (estimado), requisitos exigidos, informação sobre alojamento, línguas exigidas e respetivo nível pedido, assim como outras informações importantes ou requisitos. Os estudantes terão de cumprir todos os requisitos obrigatórios pedidos, incluindo área de estudos.
Relembramos que não é permitido contactar diretamente empregadores e/ou comités internacionais da IAESTE.
Para as ofertas de estágio publicadas durante todo o ano na plataforma são elegíveis alunos ou graduados (máximo 1 ano) do écnico. No entanto, os estudantes devem consultar nas ofertas quais os requisitos específicos, visto que em alguns casos, por exemplo, o país/empregador pode exigir um número mínimo de anos de estudo, estatuto de estudante para todo o período de estágio, etc.

  • Demonstração de interesse
    Caso tenha interesse em candidatar-se a um estágio, deverá entrar em contacto com o NMCI através do e-mail: internships@tecnico.ulisboa.pt.
    Havendo confirmação que é elegível e que a oferta de estágio ainda se encontra disponível, ser-lhe-á facultada a informação necessária relativamente ao pagamento da inscrição e caução e deadline para entrega dos documentos obrigatórios para confirmar a candidatura/nomeação.
    O contacto direto com empregadores e/ou comités internacionais da IAESTE não é permitido.
  • Pagamento da Inscrição e Caução
    Após demonstração de interesse, de modo a poder avançar com uma candidatura, terá de efetuar e enviar-nos o comprovativo de pagamento da inscrição e caução (100 + 50 EUR). Caso seja elegível e a oferta de estágio esteja disponível, ser-lhe-á enviada a informação para realização do pagamento. O pagamento terá de ser efetuado no prazo de 24 horas.
    Condições de Devolução da Inscrição e Caução
    – Aceitação: no final do estágio (após preenchimento na plataforma do Trainee’s Report) ser-lhe-á devolvida a caução (50 EUR).
    – Não-aceitação: caso a candidatura seja rejeitada (ou cancelada) pelo empregador, poderá solicitar a devolução               dos 150 EUR ou candidatar-se a outra oferta de estágio que esteja disponível na sua área de estudos.
    – Desistência: em caso de desistência não será devolvido o valor da inscrição +caução.
  • Submissão dos documentos de candidatura
    Após confirmação do pagamento, ser-lhe-á atribuída a oferta de estágio na plataforma. Só a partir desse momento conseguirá submeter a documentação para a candidatura dentro do prazo indicado pelo NMCI.
    Documentos obrigatórios (todos em inglês)
    Student Nomination Form (documento Gerado na Plataforma, aquando da submissão da documentação. Tem de ser     assinado pelo aluno)
    – Carta de Motivação
    – CV
    – Certificado do(s) curso(s) com notas e créditos ECTS e descrição sobre o sistema de avaliação – em caso de dúvida         contactar NMCI (internships@tecnico.ulisboa.pt)
    – Certificado de matrícula (caso exigido estatuto de estudante na oferta de estágio) – em caso de dúvida contactar            NMCI (internships@tecnico.ulisboa.pt)
    – Certificado de Língua Inglesa
    – Passaporte (ou Cartão de Cidadão – apenas para países da UE/Schengen)
    – Carta(s) de referência (fortemente recomendado)
    – Fotografia
    – Portfólio (obrigatório para ofertas de Arquitetura)
    – Outros documentos/certificados (caso o candidato considere relevante ou caso sejam exigidos documentos                       adicionais na oferta de estágio)
Pré-inscrições (para consulta e candidatura a ofertas exclusivas para estudantes do Instituto Superior Técnico)

Sendo o Técnico um Centro de Inscrição IAESTE Portugal, os seus estudantes têm acesso a ofertas de estágio exclusivas.

  • Para estas ofertas apenas são elegíveis alunos a partir de mestrado/2ºciclo.
  • Algures após o princípio do ano letivo, os alunos são informados relativamente a prazos para realizar a pré-inscrição e sobre como o poderão fazer (preenchimento de formulário online, a ser disponibilizado no momento oportuno).
  • A pré-inscrição é obrigatória para todos os estudantes que queiram consultar as ofertas disponíveis na sua área de estudos (geralmente durante o mês de fevereiro).
  • Nessa fase, os alunos interessados podem realizar uma lista de prioridades (caso haja mais do que uma oferta de estágio na sua área de estudos).
  • Os estudantes serão selecionados através da média de 1º e 2º ciclo.
  • Os estudantes selecionados para cada uma das ofertas de estágio avançarão com uma candidatura. Para tal terá de ser feito o pagamento da inscrição e caução e entrega do comprovativo em 24 horas. Após o pagamento, terão de submeter a documentação obrigatória para realizar candidatura (consultar o passo nº 3 – Pagamento da inscrição e caução e nº 4 – upload dos documentos para candidatura indicados acima).

Após Aceitação…

  • Após receber confirmação por parte do NMCI que foi aceite pelo empregador, receberá a documentação oficial de aceitação.
  • A partir deste momento já pode contactar diretamente o empregador e/ou o comité IAESTE do país em questão através dos contactos facultados. Dúvidas sobre questões logísticas/burocráticas, incluindo questões sobre a chegada, estadia, alojamento no país, devem ser sempre dirigidas à IAESTE (do país de origem ou de destino).
  • Os estudantes só deverão fazer reservas de voos, e iniciar processos relacionados com o visto (caso aplicável), etc., após receção de toda a documentação oficial por parte da IAESTE (acceptance documents).
  • Receção dos documentos oficiais de aceitação.
  • Confirmação na plataforma que aceita realizar o estágio nas condições propostas (confirmation of acceptance).
  • Submeter na plataforma os detalhes de chegada ao país e outras informações obrigatórias (preenchimento do Arrival Note): Informação final sobre a chegada ao país (número de voo, hora e data de chegada)
  • Nº apólice + comprovativo do seguro de viagem/acidentes/saúde (obrigatório para fora Europa). Para estágios dentro da União Europeia basta o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD)
  • Preenchimento e entrega/envio do Termo de Responsabilidade ao NMCI
  • Caso a reserva de alojamento seja da responsabilidade da IAESTE ou empregador (verificar na oferta de estágio), a IAESTE do país em questão enviar-lhe-á os detalhes e instruções sobre o processo, assim como outras informações sobre a chegada e estadia no país.

Após a mobilidade…

  • Preenchimento do Trainee’s Report na plataforma da IAESTE (www.iaeste.net)
  • Após preenchimento e entrega do Trainee’s Report, é devolvida a caução (50 EUR) e emitido o Certificado IAESTE de conclusão de estágio.

Questões frequentes…

Posso candidatar-me a uma oferta de estágio IAESTE?
Para as ofertas publicadas todo o ano na plataforma da IAESTE (www.iaeste.net), os alunos (de cursos conferentes de grau) do Instituto Superior Técnico são à partida elegíveis para se candidatar a ofertas de estágio no âmbito do programa IAESTE.
No entanto, deverá sempre consultar os requisitos pedidos na oferta de estágio em questão e verificar se cumpre todos os requisitos indicados.
Para as ofertas exclusivas para alunos do IST, só são elegíveis para realizar pré-inscrição alunos que estejam a frequentar mestrado ou doutoramento.

Sou aluno Erasmus no Instituto Superior Técnico. Posso candidatar-me através da IAESTE Portugal?
Os alunos de mobilidade (não conferente de grau no IST) terão de entrar em contacto com a IAESTE do país onde está localizada a sua universidade de origem
Mais informações em: https://iaeste.org/student_pages.
Registei-me na plataforma da IAESTE e vi uma oferta de estágio à qual me quero candidatar. Como faço?
Entre em contacto com o Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI) através do e-mail: internships@tecnico.ulisboa.pt e indique a referência da oferta e o seu número de aluno/a.

Candidatei-me diretamente na plataforma da IAESTE a uma oferta de estágio, o que preciso entregar?
Caso o seu perfil já tenha sido validado, consegue demonstrar interesse a uma oferta na plataforma. Para isso pode carregar em “apply” a uma das ofertas listadas. No entanto, esta é apenas uma demonstração de interesse e não uma candidatura final. Caso o faça, entre em contacto connosco (internships@tecnico.ulisboa.pt), de modo a que possamos verificar se é elegível e se a oferta ainda está disponível.

Os estágios da IAESTE são remunerados?
Sim. Segundo a regra da IAESTE à partida todos os estágios deverão ser remunerados. A remuneração deverá estar de acordo com o nível de vida do país em questão, de modo a que o estagiário possa cobrir despesas básicas de estadia. O valor da remuneração vem indicada na oferta de estágio.
No caso dos estágios de remoto alguns poderão não ser remunerados. Essa informação estará indicada na oferta de estágio.

O registo na plataforma ou pré-inscrição implica algum tipo de custo?
Não. O pagamento da inscrição e caução só terá de ser efetuado caso haja confirmação da nossa parte que pode avançar com uma candidatura. Só após confirmação de pagamento é que poderá avançar com a candidatura/nomeação e só assim a candidatura será reencaminha à IAESTE do país em causa.

Preciso de entregar algum documento para realizar a pré-inscrição?
Não. Basta apenas preencher todos os campos solicitados no formulário.

Preenchi o formulário da pré-inscrição. Quando terei mais informações sobre os estágios / candidaturas?
O período de pré-inscrições ocorre geralmente algures após o início do ano letivo. A pré-inscrição dá acesso a ofertas de estágio exclusivas a disponibilizar durante o mês de fevereiro. Nessa altura poderá consultar as ofertas de estágio que estiverem disponíveis na sua área de estudos e realizar a sua lista de prioridades.

Tenho de fazer algum tipo de pagamento para avançar com uma candidatura?
Sim. Após demonstração de interesse a uma oferta de estágio (através da plataforma da IAESTE ou através de e-mail), verificaremos se é elegível e se a oferta ainda se encontra disponíveis. Caso haja confirmação da nossa parte ser-lhe-ão enviados os detalhes para pagamento. Só após nos ser enviado o comprovativo de pagamento é que poderá submeter a candidatura que, posteriormente, será reencaminhada à IAESTE do país em questão.

A quantas ofertas de estágio me posso candidatar simultaneamente?
Pode candidatar-se a uma oferta de estágio de cada vez.

Já fiz um estágio IAESTE. Posso realizar outro estágio no âmbito do programa IAESTE?
Sim. À partida desde que seja aluno ou alumno (máximo 1 ano após completar curso) é elegível. No entanto deverá verificar se cumpre todos os requisitos indicados na oferta de estágio.

Não tenho Certificado de Inglês. O que faço? É mesmo obrigatório apresentar este documento?
O certificado de inglês é sempre obrigatório (exceto para candidaturas para o Brasil). O documento tem de ser submetido juntamente com os restantes documentos obrigatórios para a nomeação.

O que significam as siglas COBE, FCFS e AC que vêm indicadas na lista de estágios na plataforma?
Estas siglas indicam o tipo de oferta de estágio e respetivo processo de seleção:
COBE (Continuous Online Based Exchange) – o empregador poderá receber mais do que uma candidatura e selecionará apenas uma. FCFS (First Come First Served): o empregador apenas recebe uma candidatura/nomeação de todo o mundo. AC (Annual Conference) – ofertas exclusivas para alunos do IST (é necessário pré-inscrição, assim como para qualquer oferta que indique Pre-AC). O empregador apenas recebe uma candidatura.
Cada referência de estágio equivale a uma vaga. Para cada referência, só é permitido o envio de uma candidatura por parte da IAESTE Portugal, independentemente do tipo de oferta.

Se não for aceite para um estágio é-me devolvida inscrição + caução?
Caso não seja aceite para realizar o estágio (ou se o estágio for cancelado pelo empregador), poderá solicitar o valor pago inicialmente ou candidatar-se a outra oferta de estágio que esteja disponível e para o qual seja elegível.
Caso o estudante desista, o valor pago pela inscrição e caução não é reembolsável.

Quando me candidato a uma oferta de estágio, estarei a competir com outros candidatos?
Depende do tipo de oferta de estágio. Nas ofertas classificadas como COBE, o empregador poderá receber mais do que uma candidatura (de outros países) e selecionará apenas uma. Nas FCFS, o empregador apenas recebe uma candidatura/nomeação de todo o mundo. As ofertas AC são exclusivas para alunos do IST e para estas é obrigatório que tenha realizado a pré-inscrição, assim como para qualquer oferta que indique Pre-AC). Nestes dois últimos casos o empregador apenas recebe uma candidatura.
Cada referência de estágio equivale a uma vaga. Para cada referência, só é permitido o envio de uma candidatura por parte da IAESTE Portugal, independentemente do tipo de oferta. Contudo, nas ofertas COBE, podem eventualmente existir candidatos de outros países.

Quem é responsável pelo custo das viagens, alojamento, etc.?
Não havendo indicação em contrário, o estudante é responsável por quaisquer custos associados a viagens, vistos, estadia, etc. O valor da remuneração é indicado na oferta de estágio, assim como valor estimado do custo de vida.

Quem trata do alojamento?
Essa informação vem indicada na oferta de estágio. Caso seja a IAESTE local/empregador, receberá mais informações relativamente ao alojamento caso seja aceite para o estágio.
Se for indicado que o estudante é o responsável pelo alojamento, será da responsabilidade do aluno a procura e reserva de alojamento no país de destino. Em alguns casos a IAESTE local poderá dar algumas informações ou dicas para facilitar o processo.

Quero ser voluntário da IAESTE Portugal. Como posso participar?
Por favor, entre em contacto connosco (internships@tecnico.ulisboa.pt).
Os voluntários têm algumas vantagens e podem dar apoios em várias áreas, como por exemplo, acompanhamento de um estagiário estrangeiro desde a sua chegada a Portugal (“buddy”), organização de ações de promoção da IAESTE Portugal na tua faculdade, apoio na organização de um evento social para os estagiários estrangeiros que se encontrem no país, criação de posts para publicarmos nas redes sociais, etc.

Mais questões frequentes em: https://iaeste.pt/iaeste/faq/

Testemunhos…

Joana | Estágio realizado em Macau |  Área: Eng. Química
A IAESTE deu-me a oportunidade de abrir horizontes a nível da minha vida académica e de trabalhar com profissionais que me ajudaram a desenvolver as minhas competências profissionais. Mais do que uma experiência de trabalho, foi também uma experiência a nível social e de desenvolvimento de competências sociais. Por isto, agradeço a todos os estagiários IAESTE que partilharam comigo esta aventura maravilhosa.
Rita | Estágio realizado na Palestina | Área: Eng. Civil
Através da IAESTE não só tive a oportunidade de receber a aprendizagem técnica na prática da engenharia civil num país estrangeiro (Palestina) mas foi-me oferecida ainda a possibilidade de visitar um país único e autêntico culturalmente e esteticamente. No estágio aprendi bastante e foram-me prestadas todas as ferramentas e oportunidades para me iniciar no dia-a-dia de um engenheiro civil: os seus desafios e tarefas. Em termos culturais esta também se revelou uma experiência extremamente enriquecedora. Tive oportunidade de conhecer pessoas e sítios fantásticos e fui recebida sempre com um sorriso e um café árabe na mão!!
Mariama | Estágio realizado no Reino Unido | Área: Biologia
A minha decisão de me candidatar a um estágio da IAESTE foi tomada no último minuto, mas estou muito feliz por ter decido desta forma. Tive a oportunidade de trabalhar num pequeno grupo de investigação em Cardiff, na área de Biologia e acredito que nunca aprendi tanto como naquelas 8 semanas em que estive lá! (…) Tive também o gosto de conhecer outros estagiários de diferentes países, culturas e tradições e partilhar com eles momentos maravilhosos. Esta foi uma experiência que me permitiu crescer profissionalmente e também como pessoa. Agradeço a toda a equipa IAESTE por esta experiência incrível.
José | Estágio na Tunísia | Área: Eng. Informática e de Computadores
(…) No estágio, as tarefas eram simples. Desde fazer alterações no website e tentar aumentar a visibilidade da empresa, criando e dinamizando também uma conta Facebook e LinkedIn. O ritmo de trabalho lá é calmo e não é propriamente o mais eficiente, mas as coisas aparecem feitas. Trabalhava apenas de manhã, tendo todas as tardes livres, permitindo explorar um pouco de Túnis todos os dias. Ir à Medina, Avenida Habib Bourguiba e tantos outros sítios.Também durante a minha estadia lá, a IAESTE Tunísia organizou uma viagem de 5 dias ao deserto, com todos os estagiários e os voluntários. Permitiu-me conhecer outros locais, novas comidas, novos ambientes, novos costumes e travar grandes amizades. Alguns hábitos e dogmas mantém-se muito enraizados na população, principalmente no que toca à religião. No entanto, nunca vi nenhum caso de extremismo e reina a tolerância e simpatia. (…)

Para mais informação contacte: internships@tecnico.ulisboa.pt

Links Úteis:
Plataforma Internacional da IAESTE
IAESTE Portugal
IAESTE A.s.b.l.
Facebook IAESTE Portugal
Facebook IAESTE A.s.b.l
close navigation
close Search