Saltar para o conteúdo

Período de Candidaturas de Janeiro

Candidaturas Fechadas!

Em breve constará nesta página a informação relativa ao período de candidaturas a abrir em janeiro de 2023.

As candidaturas a mobilidade internacional para o 1º semestre e totalidade do ano letivo de 2023/2024 encontram-se fechadas.

Em 2022, as candidaturas terminaram dia 10 de fevereiro e destinavam-se a alunos já inscritos no 2º Ciclo (Mestrado) que pretendam realizar a sua mobilidade para Estudos no primeiro semestre ou na totalidade do ano letivo de 2022/2023.

Para os alunos do Mestrado Integrado de Arquitetura, é importante reter que nessa fase de candidaturas que aconteceu em janeiro de 2022 apenas se podiam candidatar alunos de 4º ano para que realizassem a sua mobilidade durante o 1º semestre do próximo ano letivo ou para a totalidade do ano letivo seguinte caso se proponham a fazer, no mínimo, 30 ECTS sem considerar os créditos associados à tese.

Nota de esclarecimento para alunos em situação transitória (regime de continuidade) inscritos em UCs de 2º Ciclo:

Tendo em consideração:
– que os alunos de continuidade podem estar inscritos em Unidades Curriculares (UCs) de 2º Ciclo, mas ainda a frequentar UCs de 1º Ciclo;
– que estes alunos, por esta razão, no Fénix, ainda se encontram associados a 1º Ciclo;
– que o NMCI tem sido consultado por alunos nestas circunstâncias que pretendem apresentar candidatura à mobilidade de estudos no atual período de candidaturas;

Esclareceremos que, após apreciação e decisão superior, estes alunos poderão efetivamente apresentar a sua candidatura à mobilidade nesta fase de janeiro, sabendo que as UCs reconhecidas no seu período de mobilidade serão exclusivamente de 2º Ciclo e no mínimo de 30 ECTS (cf. artigo 10 do Regulamento de Programas de Mobilidade Internacional do IST). Esta situação transitória aplica-se apenas a alunos que se encontram no regime de continuidade.

Documentação Importante

Considerações Importantes (Candidaturas de Janeiro/2022)

Antes da candidatura, é importante consultar os Documentos Importantes acima e confirmar a elegibilidade para este período de candidaturas:

  • Alunos matriculados no 2º ciclo de estudos (Mestrado);
  • Média mínima de 12,5 valores sendo esta ponderada pelas UC realizadas até ao fim do período de candidaturas.

processo de seleção para a realização da mobilidade será feita baseada nos seguintes critérios:

  • Média à data de encerramento do período de candidaturas;
  • Maior número de créditos ECTS e de unidades curriculares já concluídas.

A responsabilidade de elaborar o plano de estudos de acordo com a oferta da universidade de acolhimento (com, no mínimo, 30 ECTS nos casos de Mobilidade Dentro da Europa) é do aluno; é, também, responsabilidade deste realizar alguma pesquisa na página web da universidade de acolhimento no tocante às unidades curriculares disponíveis, à língua na qual estas são lecionadas, à eventual necessidade de um certificado específico de língua e à oferta de alojamento da universidade em questão.

Será apenas considerada e validada uma candidatura por aluno, neste sentido, será fundamental lacrar a mesma quando tiver a certeza que tudo se encontra em conformidade. Esta candidatura, contudo, poderá ter várias opções escolhidas pelo aluno por ordem de preferência, podendo o aluno selecionar até dez escolas por ordem de prioridade (máximo de opções). Os alunos devem selecionar apenas o curso ao qual pertencem em todas as opções que colocam na candidatura sob pena de anulação da sua candidatura caso não o fizerem.

Os dados recolhidos no âmbito da candidatura a um programa de mobilidade internacional de estudos serão tratados exclusivamente para este efeito.

As vagas existentes estão limitadas à oferta disponível de momento, não havendo possibilidade de abrir vagas adicionais.

Candidatura Passo-a-Passo

Guia de Candidatura

Página de Candidatura (apenas para depois da leitura atenta dos parágrafos anteriores e do Guia de Candidatura)

Períodos de Candidatura

1º Ciclo (Licenciatura)

2º Ciclo (Mestrado)

Informação Importante para Alunos de 1º e 3º Ciclo (Licenciatura e Doutoramento)

O NMCI encontra-se atualmente em fase de negociações com os seus parceiros internacionais em prol da extensão dos seus atuais acordos para outros ciclos de estudo, procurando oferecer, em breve, opções de mobilidade para os alunos de licenciatura e doutoramento do IST. Assim sendo, quando tal se tornar possível a informação será disponibilizada nesta página.

close navigation
close Search