Instituto Superior Técnico

Área Internacional

Erasmus Mundus – Programas Conjuntos

MIR – Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Robótica Marítima e Marinha (Marine and Maritime Intelligent Robotics).

#Mestrado #Robótica Marítima & Inteligência Artificial

O Mestrado MIR combina a robótica e a inteligência artificial de forma inovadora no contexto de avanço da ciência marinha e marítima e das suas aplicações tecnológicas. O mestrado MIR visa desenvolver a capacidade de futuros engenheiros de forma a permitir avanços no desenvolvimento e operação de novos sistemas de robótica com amplo impacto nas técnicas necessárias para a exploração e aproveitamento do oceano.

Os desafios que temos pela frente só podem ser ultrapassados reunindo os rápidos desenvolvimentos em robótica e métodos de IA, com vista à autonomia sustentada e à tomada de decisões on-line no implacável ambiente marinho. O mestrado MIR foi projetado para dar formação em robótica aplicada de última geração, destinada a melhorar a eficiência, a saúde, a segurança e o desempenho ambiental da indústria offshore, operações marítimas e estudos de ciências marinhas.

Após a conclusão do programa MIR, o aluno terá adquirido competências avançadas relativas aos processos e desafios marítimos, a fim de desenvolver robôs que irão interagir dentro deste meio e com ele, bem como desenvolver soluções tecnológicas para mitigar e se adaptar aos futuros desafios ambientais (como poluição, impactos das mudanças climáticas, etc.)

Os alunos do MIR podem se especializar em um dos três percursos de estudo:

  • Operações submarinas autónomas seguras;
  • Robótica marítima cooperativa para aplicações científicas e comerciais; ou
  • Robótica aplicada para missões de intervenção subaquática.

Existem anualmente cerca de 20 BOLSAS DE ESTUDO ERASMUS MUNDUS para atribuir através de um processo competitivo de candidatura.

Sítio na Internet: www.master-mir.eu

GroundwatCH – Mestrado Conjunto em Águas Subterrâneas e Alterações Globais – Impactos e Adaptação

#Mestrado #Águas Subterrâneas & Ambiente

O GroundwatCH é um Mestrado Conjunto financiado pelo programa ERASMUS+ e ministrado por um consórcio internacional de três instituições do Ensino Superior (IST Lisboa, Portugal; IHE Delft, Holanda; TU Dresden, Alemanha), em parceria com diversas Instituições Públicas e empresas privadas, com experiência e interesse específico na área da hidrogeologia. Existem anualmente cerca de 20 BOLSAS DE ESTUDO ERASMUS MUNDUS para atribuir através de um processo competitivo de candidatura.

Este Mestrado Conjunto corresponde a um programa internacional de nível superior de estudo com um total de 120 ECTS e uma duração normal de 2 anos letivos. O programa inicia-se no 1.º semestre de cada ano letivo no IST e está organizado em torno das seguintes áreas temáticas: (1) Hidrogeologia; (2) Recolha, interpretação e modelação de dados de água subterrânea; (3) Processos climáticos e modelação; (4) Gestão integrada de bacias hidrográficas e de recursos hídricos; (5) Água subterrânea e impactos ambientais; (6) Água subterrânea, sociedade e políticas de ambiente; (7) Água subterrânea, clima, impacto e adaptação às alterações globais. Os alunos terão um grau triplo plenamente reconhecido nos países das instituições participantes.

Os candidatos do IST podem contactar o balcão do Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI) para obter orientação geral e apoio na preparação da documentação de candidatura.

Sítio na Internet: http://www.groundwatermaster.eu/

SEED – Simulation in Engineering and Entrepreneurship Development

#Engenharia  #Doutoramento

O SEED é um programa de doutoramento, que tem como objetivo formar e desenvolver a implementação de novas técnicas tendo em consideração as variadas necessidades atuais da indústria. Os candidatos ao programa SEED pretendem abranger áreas importantes da engenharia tais como: Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia Aeroespacial,Engenharia Ambiental.

Os estudantes, ao longo do seu doutoramento, desenvolverão as mais variadas competências-chave em empreendedorismo e serão envolvidos num ambiente de inovação obtido através da interação com R&D spin-offs – incubadoras especializadas.

Sítio na Internet: http://www.cimne.com/emjd-seed/fellowships.asp

Histórico

SELECT+

#Environment and Energy #Doutoramento

O SELECT+ é um programa de quatro anos de doutoramento, que tem como principal objetivo identificar, testar, implementar e comercializar tecnologias de energia altamente eficientes. Este programa combina a investigação com o desenvolvimento de ideias com potencial de mercado. Com um consórcio de oito universidades, seis universidades associadas, 4 Indústrias do núcleo e seis indústrias associadas, o SELECT+ oferece o caminho para reconciliar estas duas perspetivas através de abordagens multidisciplinares em que os alunos trabalham em colaboração com as indústrias. Este programa de Doutoramento coloca igual ênfase nos aspetos sociais, económicos bem como no desenvolvimento cultural dos candidatos.

Sítio na Internet: http://www.exploreselect.eu/

EMJD-DC – An International joint Doctoral School in Distributed Computing

#Distributed Computing #Doutoramento

EMJD-DC pretende tornar-se um modelo de referência internacional permanente para estudos de doutoramento em “Distributed Computing”. Os estudantes realizam o seu trabalho até quatro anos em duas universidades de países diferentes, com mobilidade adicional para a indústria na maioria dos projetos. O projeto EMJD-DC concede diplomas duplos.

Sítio na Internet: http://emjd-dc.eu/

FUSION DC – International Doctoral College in Fusion Science and Engineering

#Nuclear Fusion Science and Engineering #Doutoramento

FUSION-DC é um programa conjunto de doutoramento, com duração de três anos. O programa é na área de fusão nuclear e engenharia resultante do consórcio de 19 instituições parceiras europeias (8 parceiros e 11 associados), a Organização ITER e nove parceiros associados da China, Japão, Rússia e EUA. O programa FUSION-DC proporciona uma oportunidade única de educação, coordenada com a exigência de nível de um doutoramento de uma rede mundial de excelência em fusão nuclear.

Sítio na Internet: http://www.em-fusion-dc.org/

IDS-FunMat – Escola Doutoral em “Functional Materials for Energy, Information Technology and Health”

#Functional Materials for Energy #Doutoramento

IDS-FunMat é um programa internacional de doutoramento financiado pelo Programa Erasmus Mundus da União Europeia. A nossa escola oferece bolsas de estudos para projectos de doutoramento em “Functional Materials for Energy”, realizado em coorientação entre universidades de dois países diferentes. Os candidatos devem passar pelo menos 6 meses em cada universidade.

Sítio na Internet: http://www.idsfunmat.u-bordeaux1.fr/

euSYSBIO – Mestrado Europeu em Biologia de Sistemas (concluído)

#Biologia de Sistemas #Mestrado

O mestrado em Biologia de Sistemas (euSYSBIO) é uma cooperação entre o KTH Royal Institute of Technology na Suécia (KTH), o Instituto Superior Técnico em Portugal (IST) e a Universidade de Aalto na Finlândia. É um programa de mestrado de dois anos, incluindo mobilidade obrigatória para os alunos. Os estudantes começam no KTH ou Universidade de Aalto e continuam no ano seguinte numa das outras duas instituições.

O programa garante experiência cultural a partir de dois diferentes países europeus e confere um grau duplo de duas universidades.

Sítio na Internet: www.kth.se/eusysbio

EMDC – Mestrado Europeu em Computação Distribuída (concluído)

#Distributed Computing #Mestrado

O programa Erasmus Mundus em “Distributed Computing” é uma cooperação entre o KTH Royal Institute of Technology na Suécia, o Instituto Superior Técnico de Portugal e Universidade Politécnica da Catalunha. Trata-se de um programa de mestrado de dois anos, incluindo mobilidade obrigatória para os estudantes.

O programa oferece educação EMDC de alto padrão internacional, bem como experiência cultural a partir de dois diferentes países europeus e um grau duplo de duas universidades.

Sítio na Internet: https://www.kth.se/en/studies/master/joint/emdc