FOSTWOM | Massive Open Online Course “Fostering women’s participation to STEM through MOOCs”.

Projeto FOSTWOM (Encorajando Mulheres para cursos MOOC em STEM), uma parceria entre o Técnico (ULisboa), a Universitat Politècnica de València (UPV), o Conservatoire National Des Arts et Métiers (CNAM), o METID Politecnico di Milano (METID), a KTH Royal Institute of Technology (KTH), o Colégio Amor de Deus (CAD) e o I.I.S Benedetto Castelli (I.I.S.Castelli) financiado pelo programa Erasmus+, apresenta o MOOC “Fostering women’s participation to STEM through MOOCs”.

Este curso online visa sensibilizar para a importância da igualdade de género nas áreas STEM e apresenta uma ferramenta para a criação de MOOCs equilibrados em termos de género.

Descrição do Curso

Os estereótipos de género e a sub-representação das mulheres nas áreas STEM afetam a forma como as raparigas e as mulheres jovens se vêm a si próprias e é uma das razões da sua presença diminuta nestas mesmas áreas.

Admitindo que conteúdos educacionais equilibrados em termos de género podem fazer parte da solução, neste MOOC, através de testemunhos de professores, instructional designers, designers gráficos, estudantes e pessoas que trabalham para um ambiente mais equilibrado em termos de género nas áreas STEM, iremos aprender como construir um ambiente mais inclusivo.

Neste curso, apresentamos um kit de ferramentas criado no âmbito do projeto FOSTWOM Erasmus+ para desenvolver MOOC de acordo com uma perspetiva inclusiva com particular foco em: conteúdo e narração de histórias a utilizar, linguagem consciente de género, utilização de imagens e materiais visuais conscientes de género. O objetivo é oferecer uma ferramenta prática a todas as pessoas dispostas a criar conteúdos educativos numa perspetiva inclusiva e equilibrada em termos de género.

Este MOOC vai ser lançado na plataforma Polimi Open Knowledge.

• Gestores de cursos MOOC e membros da comunidade educacional,
  • Funcionários, técnicos de instituições de ensino superior envolvidos na produção de MOOC,
  • Docentes em geral interessados em questões de igualdade de género

Data de início do curso: 25 outubro 2021

Data de fim do curso: 13 fevereiro 2022

Duração do curso: 3 semanas

Carga horária total do curso: 6 horas

Mais informação e inscrições.