Saltar para o conteúdo

ICM – Mobilidade Pessoal Técnico e Administrativo (STT)

Enquadramento

O Programa Erasmus+, através do International Credit Mobility (ICM) oferece oportunidades de mobilidade INcoming e OUTgoing para estudantes, docentes e funcionários em instituições de ensino superior (IES) de países fora da Europa.

Objetivos

• Proporcionar ao pessoal técnico e administrativo uma oportunidade de valorização pessoal e profissional;
  • Reforçar os laços entre Instituições de Ensino Superior de diferentes países com o Técnico Lisboa;
  • Promover o intercâmbio de conhecimentos e de experiências em métodos pedagógicos.
  • Promover a internacionalização e globalização do ensino superior.

Elegibilidade

As mobilidades de docentes para missões de ensino realizam-se entre instituições de ensino superior que tenham Acordos Interinstitucionais no âmbito do programa ICM válidos para o ano da mobilidade, tendo previstas atividades de mobilidade de docentes, para áreas de ensino específicas.

O docente para participar em mobilidade ICM, deverá ser admitido pelo o gabinete de relações internacionais da sua instituição de origem, que deverá comunicar a admissão do mesmo a Técnico Lisboa.

Procedimento & Formulários

Após a indicação da universidade parceira de candidato não docente selecionado, o NMCI contacta o candidato com novas indicações para dar continuidade ao processo.

Formulários

Após o contato com as novas indicações do NMCI, o candidato, deverá apresentar os seguintes documentos:

A Ficha Funcionário, deverá ser assinado pelo candidato e o coordenador Institucional de Erasmus+. A assinatura do coordenador Institucional de Erasmus será recolhida posteriormente pela equipa NMCI.

O Acordo de Mobilidade (Mobility Agreement – Staff Mobility for Training), deverá ser assinado pelo candidato, pela pessoa responsável da Instituição de origem e pela pessoa responsável na instituição de acolhimento.

Para a obtenção de visto, se for necessário, NMCI emite uma Carta de Aceitação (Word,39KB) sujeito a aprovação do coordenador institucional de Erasmus+.

Todos os documentos são indispensáveis de apresentação para proceder com a mobilidade.

A submissão e entrega dos documentos é feita preenchendo o seguimento formulário.

Sugestão para Hotéis (PDF, 1MB)

Pós-mobilidade

O Staff deve preencher obrigatoriamente o relatório Erasmus+ que lhe é enviado antes do fim do seu período de mobilidade.

close navigation
close Search