Saltar para o conteúdo

Boas Práticas

O Instituto Superior Técnico (ObservIST) reconhece, desde 2015, um conjunto de boas práticas institucionais, alinhadas com as áreas temáticas definidas como prioritárias, promovendo a sua disseminação no seio da comunidade Técnico.

A Área de Assuntos Internacionais (AAI) já obteve, entre 2018 e 2023, o reconhecimento de “Boa Prática” de várias iniciativas que implementa dentro das suas áreas de atuação.

As oito Boas Práticas distinguidas, transversais aos três núcleos que integram a AAI, são as seguintes:

A boa prática “Mobility Open Day (MOD)”, implementada pelo Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI), decorre nos campi Alameda e Taguspark. Trata-se de um dia aberto a toda a comunidade durante o qual são divulgados todos os programas de mobilidade internacional que o Técnico implementa, através do NMCI, e partilhadas experiências de membros que já usufruíram deste tipo de oportunidades.

 

 

Esta boa prática resulta da coautoria entre a professora Ana Moura Santos (coordenadora do projeto ‘MOOC Técnico’), Luis Coimbra Costa, e o Núcleo de Relações Internacionais (NRI).

 

 

A AAI agilizou, em conjunto com a Autoridade Tributária e com a Assessoria Jurídica do Técnico, um mecanismo de apoio com o objetivo de facilitar o processo de pedido e emissão do NIF dos novos elementos da comunidade internacional do Técnico Lisboa (estudantes de todos os ciclos de estudos, professores, investigadores, colaboradores, etc.). Este apoio é disponibilizado duas vezes por ano, de forma a englobar todos os novos elementos que passam a integrar a comunidade internacional do Técnico em cada semestre.

 

 

O Admissions Office desenvolveu uma série de webinars em língua inglesa, com o propósito de disseminação do Técnico e sua oferta formativa a nível internacional através de ferramentas que permitem a visualização e consulta da informação independentemente do fuso horário ou localização do interessado.

Webinars disponíveis aqui.

 

 

A ISW consiste num evento anual que atrai parceiros internacionais e caracteriza-se por uma semana de formação, com um ambiente descontraído e informal no qual os participantes interagem com colegas de outras Universidades, partilham as melhores práticas e discutem os desafios atuais da internacionalização no Ensino Superior. Simultaneamente, além de fortalecerem os laços com os colegas internacionais, os participantes aprofundam os seus conhecimentos e competências.
Aquando da realização do “International Day (IDay)” os participantes têm a oportunidade única de promover pessoalmente as suas instituições e programas inovadores junto de alunos, professores e staff do Técnico, e de apresentar a toda a comunidade académica as diferentes oportunidades de mobilidade no exterior.

 

Trata-se de uma boa prática desenvolvida e implementada pelo Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI) em colaboração com o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE). A Orientation Week acontece no início de cada semestre e tem como público alvo os estudantes de mobilidade incoming que, à chegada ao Técnico, são recebidos pelo NAPE e pelos Mentores de Mobilidade, estudantes regulares que apoiam o processo de integração e adaptação ao Técnico, que esclarecem questões, realizam a visita ao Campus e dinamizam atividades culturais e de desenvolvimento de competências. O NMCI é responsável pelo processo administrativo, pela Cerimónia de Boas-Vindas e pela sessão de Culture Clash, cujo objetivo é a integração dos novos estudantes na Escola e na sociedade – o NMCI aborda várias fases de adaptação ao país, modo de vida, cultura e gestão do dia a dia;
o NAPE disponibiliza apoio personalizado na utilização do Fénix.

 

Estas sessões de divulgação tiveram início em 2013/2014 e realizam-se anualmente, com o objetivo de divulgar, informar e esclarecer qualquer questão que os docentes, investigadores e funcionários possam ter relativamente a qualquer uma das linhas de ação suportadas pelo Programa Erasmus +, mas também apresentar à escola o apoio que o Núcleo de Relações Internacionais (NRI) presta a qualquer elemento da comunidade IST que queira submeter um Projeto.

 

 

A AAI criou o Programa de Embaixadores Internacionais do Técnico em 2016, operacionalizado pelo NMCI, com vista à criação de uma rede de embaixadores Internacionais que colaboram na divulgação e na promoção do Instituto Superior Técnico junto dos nossos parceiros, durante o seu período de mobilidade. Estes embaixadores podem ser estudantes nacionais que fazem a representação do Técnico aquando da sua mobilidade ou, por outro lado, estudantes estrangeiros que se encontram a realizar um período de mobilidade no Técnico, e que demonstrem interesse em tornarem-se nossos embaixadores Internacionais, atuando também como interlocutores e promotores privilegiados do Técnico. Este programa aposta ainda numa ação de sensibilização aos estudantes, capacitando-os para apresentarem institucionalmente o Técnico, divulgar os seus programas de mobilidade e de estudo. A formação em imagem (Powerpoint e Prezzi) e em Comunicação (Como comunicar eficazmente, Assertividade, Do’s e Dont’s) é efetuada por colaboradores do Núcleo de Desenvolvimento Académico. A formação sobre o Técnico (Factos e Números, História do IST, apresentação programas de Mobilidade/regras, etc.) é efetuada pelo NMCI.

close navigation
close Search