Saltar para o conteúdo

Programas Intensivos Mistos (BIP)

Informação Geral

Os Programas Intensivos Mistos são uma forma inovadora de aprendizagem, ensino e formação, que visam oferecer uma experiência intensiva de aprendizagem, combinando as modalidades presencial e online. Estes programas são desenvolvidos e implementados por um mínimo de três Instituições de Ensino Superior (IES) provenientes de pelo menos três Estados-Membros da União Europeia e de países terceiros associados ao Programa, sendo financiados pelo programa de mobilidade Erasmus+.

São programas curtos e intensivos que promovem a aprendizagem baseada em desafios e investigação, que combinam a cooperação online com a mobilidade física de curta duração no estrangeiro (por norma, dura uma semana), possibilitando a participação em atividades de ensino e formação com especialistas de todas as instituições parceiras.

Condições & Candidaturas

O programa destina-se a estudantes matriculados no Técnico Lisboa que possuam a situação académica regularizada, bem como a pessoal académico e administrativo.

As candidaturas para mobilidades estão abertas o ano inteiro e devem ser enviadas com o mínimo de 60 dias de antecedência.

Documentos de Candidatura

Learning Agreement for Studies deve ser assinado pelo estudante, pelo coordenador Erasmus do curso/orientador no Técnico e pelo responsável na instituição de acolhimento.

Ficha de Estudante deve ser assinada pelo aluno e pelo NMPI (pedido via shortcourses@tecnico.ulisboa.pt)

Para o pessoal académico e administrativo, o Mobility Agreement for Training deve ser assinado pelo participante e pela Instituição de Acolhimento; a Ficha de Pessoal deve ser assinada pelo participante. As assinaturas do coordenador institucional de Erasmus+ e do responsável da Instituição de Origem serão recolhidos pelo NMPI.

Processo de Candidatura

A submissão da candidatura e dos documentos acima mencionados deve ser feita mediante o preenchimento do formulário de candidatura, disponível aqui.

Bolsas de Mobilidade

O apoio individual a estudantes e pessoal académico e administrativo para a mobilidade física deve ser fornecido pela organização de envio, que pode utilizar os seus próprios fundos Erasmus+ regulares para a mobilidade. Em geral, a mobilidade presencial tem a duração de 5 dias e é financiada com uma subvenção diária de 79 euros.

Os alunos que já sejam bolseiros Erasmus no semestre em que ocorre o BIP não poderão usufruir de financiamento Erasmus para realizar o BIP. Ou seja, não há lugar a duplo financiamento.

Reconhecimento

A duração mínima da componente virtual não está definida, mas a mobilidade combinada virtual e física deve atribuir, no mínimo, 3 créditos ECTS aos estudantes.

Mais informação sobre BIP.

close navigation
close Search