Follow-up: 3ª formação FOSTWOM “Flipped-classroom with gender inclusive STEM MOOCs”
Decorreu entre 20 e 22 de junho de 2022, no Instituto Superior Técnico, Campus da Alameda, a terceira e última formação no âmbito do projeto europeu Erasmus+ FOSTWOM – “Fostering Women to STEM MOOCs” –, sob o tema “Flipped-classroom with gender inclusive STEM MOOCs”. Esta formação foi da responsabilidade da professora Ana Moura Santos, Coordenadora do MOOC Técnico e docente do Departamento de Matemática e contou com o apoio dos seus colaboradores Paola Corti e Valeria Baudo (METID- Politecnico di Milano), Luis Felipe Costa (Instituto Superior Técnico), Domenico Brunetto (Politecnico di Milano), Erika Rossner e Charlotta Nilsson (KTH Royal Institute of Technology) durante as quatro sessões da formação.
Os participantes, provenientes das instituições parceiras do projeto FOSTWOM – Universitat Politècnica de València, Instituto Superior Técnico, Conservatoire National Des Arts et Métiers, METID Politecnico di Milano e KTH Royal Institute of Technology – discutiram diferentes estratégias de utilização de MOOCs (Massive Open Online Courses) nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Maths) enquanto ferramentas de apoio a estratégias inclusivas e metologias Flipped-classroom (sala de aula invertida, que visa promover a personalização, autonomia e flexibilidade ao ritmo de aprendizagem de cada um). O objetivo principal da formação, alinhado com o do projeto FOSTWOM, visa aumentar a sensibilização para as questões de inclusão e igualdade de género no ensino STEM.
A formação dividiu-se em 4 submódulos (2 horas cada) com os seguintes conteúdos:
1. Design de vídeos para cursos MOOC com foco na igualdade de género: análise de vídeos do ponto de vista da narrativa/conteúdo, da linguagem e das imagens, usando o FOSTWOM Toolkit. Prática de design de storyboards para vídeos com conteúdos STEM, utilizando a lista de boas práticas sugerida no FOSTWOM Toolkit.
2. Apresentação da “Heroine’s Learning Journey” enquanto suporte motivacional para apoiar as atividades online de um MOOC. Criação de duas Personas para vivenciar depois os vídeos da “Heroine’s Learning Journey”
3. Análise de uma experiência de planeamento de Flipped-classroom aplicado a conteúdos de Matemática no curso de Arquitetura do Politecnico di Milano (2019). Discussão e validação do planeamento de uma estratégia de Flipped-classroom para aulas STEM com recurso a conteúdos abertos online, MOOC ou outros.
4. Validação de estratégias ativas de ensino, Active Learning, com recurso ao protocolo COPUS de observação de aulas STEM. Análise de uma possível adaptação do protocolo COPUS numa perspetiva de género. Comentário coletivo a estratégias de aplicabilidade dessa nova proposta de protocolo de observação de aulas.
Mais informações.