Delegações da “ULisboa School, Shangai University” voltam a Lisboa

A “ULisboa School, Shangai University” é a Escola sino-portuguesa sedeada no campus de Xangai, fundada em setembro de 2022, numa iniciativa conjunta da Universidade de Lisboa (ULisboa) e da Universidade de Xangai (SHU). Atualmente a ULisboa tem cinco escolas envolvidas neste projeto, entre elas o Instituto Superior Técnico, com participação ativa nos três cursos de 1.º ciclo já ativos: Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

No seguimento desta cooperação, a Universidade de Lisboa acolheu no dia 10 de novembro duas delegações da ULisboa School, Shangai University. Uma delegação mais restrita, composta por elementos da Direcção da Universidade de Xangai, entre eles a Vice-Presidente da SHU e Diretora da ULisboa School, professora Nie Qing e uma delegação mais alargada composta por professores e alunos daquela instituição.

Na tarde do dia 10 de novembro as delegações visitaram o Técnico, onde assistiram a um Seminário sobre Engenharia Civil que incluiu uma apresentação institucional das duas instituições, assegurada pela Vice-Presidente para a Investigação e Assuntos Internacionais do IST, prof.ª Fátima Montemor, e pela prof.ª Nie Quing, em representação da SHU. O Seminário, moderado pelo prof. Manuel Duarte Pinheiro, incluiu ainda uma apresentação do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente (DECivil) e uma apresentação do CERIS (Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability), asseguradas pelos seus Presidentes, prof. António Pinheiro e prof.ª Dídia Covas, respetivamente.

Na manhã do dia 14, a delegação composta por professores da ULisboa School, Shangai University, que lecionam nos três cursos abrangidos nesta fase inicial do projeto e dois estudantes candidatos a um programa doutoral do Técnico, participaram de um Workshop promovido pelo DECivil que contemplou uma visita aos laboratórios do DECivil, bem como ao laboratório de ambientes extremos, dinamizada por um professor de Engenharia Química, João Canário. A visita ao Técnico culminou com a ida ao rooftop da Torre Sul que proporciona uma vista panorâmica 360º sobre cidade de Lisboa.

A primeira visita de representantes da ULisboa School-Shanghai University ao Técnico Lisboa ocorreu no passado mês de setembro. Estas visitas representam um marco significativo no aprofundamento dos laços de cooperação entre as duas instituições, que avançam em breve para uma oferta de mestrados, igualmente nas áreas da Engenharia.

#TecnicoLisboa  #ULisboa  #ShanghaiUniversity  #GlobalPartnerships  #HigherEducation #EngineeringEducation #TecnicoInternationalRelations