Estudantes do Técnico Lisboa Apresentam Dissertação de Mestrado na Universidade Johns Hopkins
O Programa HOPTEC, uma iniciativa colaborativa entre o Técnico Lisboa e a Universidade Johns Hopkins, está a proporcionar aos estudantes do Técnico a oportunidade de participar em projetos de investigação avançada. Lançado em 2023 com o apoio da FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento), o HOPTEC tem como objetivo fortalecer os laços entre Portugal e os EUA, oferecendo aos estudantes a possibilidade de trabalhar em projetos inovadores em ciência e engenharia.
Dois estudantes do Técnico Lisboa, Inês Reis e Alfredo Inostroza, concluíram recentemente as suas teses de mestrado no âmbito do projeto HOPTEC. A Inês focou-se na doença de Alzheimer, utilizando técnicas avançadas de mapeamento para estudar a ligação entre o cérebro e o olho em modelos de ratinho, o que poderá ajudar a melhorar a compreensão da demência. O Alfredo trabalhou em investigação sobre o cancro do ovário, criando um mapa 3D dos precursores do cancro nas trompas de Falópio, resultando em novos dados sobre como estes precursores se formam em mulheres sem a doença.
Nos últimos seis meses, ambos os estudantes realizaram a sua investigação no laboratório do Dr. Denis Wirtz, em Hopkins, onde adquiriram experiência prática com técnicas laboratoriais inovadoras. Apresentaram os seus resultados numa reunião conjunta de três laboratórios de investigação em Hopkins e irão defender as suas teses no final de outubro de 2024.
Em linha com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as duas instituições, o projeto prevê ainda a organização de um evento anual presencial – o HOPTEC Annual Symposium – alternando entre o Técnico Lisboa e a Johns Hopkins. O primeiro simpósio está agendado para o dia 18 de dezembro no Técnico. Para saber as novidades mais recentes do projeto, siga o programa HOPTEC nas redes sociais: Linkedin e Instagram. Não perca a oportunidade de contactar com especialistas na área de Bioengenharia e descobrir a variedade de oportunidades que o projeto tem para oferecer.