eCAMPUS – Visita de Estudo ao Instituto Real de Tecnologia (KTH)

 

No âmbito do projeto eCAMPUS,  nos dias 15 e 16 de outubro de 2025, realizou-se uma visita de estudo de dois dias ao KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo, Suécia.

Realizada no contexto do Pacote de Trabalho 3 (WP3), centrado no desenvolvimento de um sistema interno de garantia de qualidade (IQA) para as atividades de ensino e aprendizagem digital nas instituições de ensino superior arménias.

Cofinanciado pelo programa Erasmus+ Capacity Building in Higher Education (CBHE), o projeto eCAMPUS tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem digital nas universidades da Arménia.

Os principais objetivos incluem reforçar as competências digitais do corpo docente, implementar mecanismos eficazes de garantia interna de qualidade, introduzir práticas pedagógicas inovadoras, estabelecer infraestruturas digitais modernas e apoiar o enquadramento regulatório do ensino digital.

Parceiros europeus
  • Técnico Lisboa – Universidade de Lisboa (Portugal)
  • Universidad Autónoma de Madrid (Espanha)
  • Università degli Studi di Genova (Itália)
Delegação arménia
  • Yerevan State University (YSU)
  • Armenian State Pedagogical University (ASPU)
  • Yerevan State Medical University (YSMU)
  • Northern University (NU)
  • Institute for Informatics and Automation Problems of NAS RA (IIAP NAS)
  • National Center for Professional Education Quality Assurance (ANQA)
  • Ministry of Education, Science, Culture and Sport (MESCS)

Durante a visita ao KTH, os participantes participaram em workshops, observaram modelos de ensino inovadores e exploraram boas práticas em educação digital.

Os principais temas abordados incluíram tecnologias digitais no ensino superior, estratégias de avaliação of, for, and as learning, garantia de qualidade a nível institucional (partes interessadas, ferramentas e metodologias) e o envolvimento dos estudantes como parceiros no processo de aprendizagem.

A visita promoveu uma colaboração aprofundada entre os parceiros  europeus e arménios, centrada no desenho de um sistema  de garantia de qualidade, alinhado com os padrões do Espaço Europeu de Ensino Superior.

As discussões destacaram a importância da melhoria contínua, da integração das competências digitais nos quadros de qualidade e da criação de modelos sustentáveis de transformação digital.

A visita de estudo não só impulsionou os objetivos do projeto eCAMPUS, como também reforçou as parcerias académicas internacionais.

www.ecampus.am 

Linkedin

Facebook

Categorias