Saltar para o conteúdo

Mobilidade Pessoal Docente, Técnico e Administrativo

O Programa Erasmus+ é o programa Europeu na área da educação, formação, juventude e desporto.

 Mobilidade do pessoal docente (STA)

O Programa permite a Mobilidade do pessoal docente entre as instituições de ensino superior europeias, para a realização de um período de lecionação, contribuindo assim para a internacionalização das instituições de ensino superior.

O docente deve ser funcionário da instituição (necessidade de existir um contrato para docência com a instituição, independentemente do tipo de contrato e da sua duração);

As mobilidades de docentes para missões de ensino realizam-se entre instituições de ensino superior que tenham um Acordos Interinstitucionais válido para o ano da mobilidade, tendo previstas actividades de mobilidade de docentes, para áreas de ensino específicas.

Têm uma duração mínima de 2 dias e máxima de 2 meses (excluindo os dias de viagem) e exigem que seja leccionado um mínimo de 8 horas por semana na instituição de acolhimento.

 

Mobilidade de Pessoal (STT)

As atividades de Mobilidade de pessoal para formação realizam-se entre instituições de ensino superior ou outras organizações de um país participante no Programa.

As missões de formação terão normalmente a duração de uma semana, mas podem ter uma duração mínima de 2 dias (excluindo os dias de viagem) ou prolongar-se até 2 meses e têm como objetivos:

permitir a aquisição de conhecimentos ou saberes especializados a partir de experiências e boas práticas em instituições / serviços congéneres europeus, permitir o desenvolvimento de competências práticas relevantes para o desempenho das suas funções e para o seu desenvolvimento profissional e ajudar a construir a cooperação entre instituições de ensino superior e empresas;

A ULisboa dispõe de uma verba que permite o financiamento com um custo máximo financiável de 910,00 € por missão (permitindo uma atividade de mobilidade com uma duração média de 5 dias de trabalho – o valor indicado inclui o apoio ao custo da viagem e o valor de subsistência). Estas bolsas deverão ser utilizadas para missões a realizar impreterivelmente até ao final do mês de junho do ano corrente.

Para mais informações, entre em contacto.

close navigation
close Search