Saltar para o conteúdo

Erasmus+ (2021-2027)

Objetivo Geral

O objetivo geral do Programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.

Como tal, o Programa será um instrumento-chave para a construção de um Espaço Europeu da Educação, apoiando a implementação da cooperação estratégica europeia no domínio da educação e da formação, com as suas agendas sectoriais subjacentes, fazendo avançar a cooperação em matéria de política de juventude no âmbito da Estratégia da União para a Juventude 2019-2027 e desenvolvendo a dimensão europeia no desporto.

Objetivos específicos

• Promover a mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e das políticas no domínio do ensino e da formação;
  • Promover a mobilidade para fins de aprendizagem não formal e informal e a participação ativa entre os jovens, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível das organizações e das políticas no domínio da juventude;
  • Promover a mobilidade para fins de aprendizagem do pessoal da área do desporto, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível das organizações desportivas e das políticas desportivas.

Prioridades do Programa Erasmus+

• Inclusão e Diversidade – O novo programa procura aumentar o impacto qualitativo das suas ações e garantir a igualdade de oportunidades. Para tal, o programa chegará a pessoas de diferentes idades e de diversas origens culturais, sociais e económicas. Centrar-se-á em pessoas com menos oportunidades, incluindo as pessoas com deficiência, dificuldades educacionais ou formação de migrantes, bem como as que vivem em zonas rurais e remotas.
  • Green Erasmus+ – Em consonância com o Green Deal europeu, o programa dará o exemplo, incentivando os participantes a utilizarem o transporte de baixo carbono como alternativa ao voo. O financiamento erasmus será também canalizado para a construção de conhecimento e compreensão da sustentabilidade e da ação climática, de modo a que os europeus adquiram as competências líderes mundiais necessárias para criar sociedades, estilos de vida e economias sustentáveis.
  • Digital Erasmus+ – De acordo com as prioridades do Plano de Ação para a Educação Digital, o programa desenvolverá uma aprendizagem digital acessível e de alta qualidade, fomentará a capacidade de professores, formadores e jovens trabalhadores, etc. utilizar ferramentas e conteúdos digitais, testar e promover a distância, bem como a aprendizagem mista. As ações de mobilidade do programa proporcionarão um maior número de oportunidades para adquirir e desenvolver competências digitais através de iniciativas como o programa de Estágios de Oportunidades Digitais.

A execução do programa será significativamente digitalizada e simplificada para os participantes, nomeadamente através da iniciativa European Student Card e de uma arquitetura de TI renovada para os beneficiários e organismos de execução.

A Estrutura do Programa

Para atingir os seus objetivos, o Programa Erasmus+ prevê a implementação das seguintes Ações no período 2021-2027:

→ Ação-Chave 1 (KA1) – Mobilidade de indivíduos

→ Ação-Chave 2 (KA2) – Cooperação entre organizações e instituições

→ Ação-Chave 3 (KA3) – Apoio ao desenvolvimento e cooperação de políticas

→ Ação de Jean Monet

Ações apresentadas no Guia do Programa 2023 e chamada 2023

Key Action1 Mobility projects for learners and staff in higher education, vocational education and training (VET), school education, adult education and youth
Youth Participation Activities
Key Action2 Cooperation Partnerships comprising::

–   Cooperation Partnerships;

–   Small-scale Partnerships.

Partnerships for Excellence, including:

–  Centres for Vocational Excellence;

–  Erasmus+ Teacher Academies;

–  Erasmus Mundus Action.

Partnerships for Innovation:  Alliances for innovation
 Capacity Building in the field of youth.
Not-for-profit European sport events.
Key Action3 European Youth Together
Jean Monnet Action Jean Monnet in the field of higher education
Jean Monnet in other fields of education and training

Usefull document