Saltar para o conteúdo

Mobility Talks

As Mobility Talks são um evento organizado pelo Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional integrado no Mobility Open Day com o objetivo de facilitar a interação direta entre pessoas interessadas em participar num programa de mobilidade internacional e aquelas que já o experienciaram.

Esta iniciativa possibilita um ponto de contacto crucial entre si, permitindo a troca de ideias, experiências e conhecimentos entre pares através de uma interação que fomenta o sentido de comunidade, incentiva a colaboração e permite a partilha de experiências, desafios e oportunidades relacionadas com a mobilidade internacional.

O evento adopta um formato “informal” e pessoal que apresenta oradores que concluíram com êxito programas de mobilidade internacional, partilhando as suas experiências e conhecimentos em primeira mão. As discussões são estimadas para envolver um grupo diversificado de participantes, facilitando um diálogo aberto sobre vários aspectos da sua mobilidade.

Uma vez que a evolução do evento se baseia nas perguntas e respostas que vão surgindo, acaba por abranger um vasto leque de tópicos relacionados com a mobilidade internacional, tais como a identificação de programas adequados, a preparação para as diferenças culturais, a adaptação a novos ambientes e o aproveitamento da experiência para o crescimento pessoal e profissional.

Para tal, o NMCI convida diretamente estudantes que já tenham participado num programa de mobilidade internacional numa base voluntária, sendo a sua presença apenas requerida sem qualquer material de apresentação associado dada a natureza informal da iniciativa. Posteriormente, a equipa de NMCI estabelece um calendário com sessões que contam com a participação de pelo menos dois estudantes de duas experiências diferentes (programas e/ou países diferentes) e publica o calendário com o nome dos programas e do país de destino que serão discutidos na respectiva altura. É com base neste comentário que os participantes no Mobility Open Day se deslocam ao local das Mobility Talks (não é necessária inscrição prévia), onde se sentam e participam na conversa, quer durante todo o tempo da mesma, quer apenas durante parte dela.

Dia 6 de dezembro de 2023 no Pavilhão Central do Campus Alameda:

close navigation
close Search