Erasmus Mundus – Programas Conjuntos
MIR – Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Robótica Marítima e Marinha (Marine and Maritime Intelligent Robotics).
#Mestrado #Robótica Marítima & Inteligência Artificial
O Mestrado MIR combina a robótica e a inteligência artificial de forma inovadora no contexto de avanço da ciência marinha e marítima e das suas aplicações tecnológicas. O mestrado MIR visa desenvolver a capacidade de futuros engenheiros de forma a permitir avanços no desenvolvimento e operação de novos sistemas de robótica com amplo impacto nas técnicas necessárias para a exploração e aproveitamento do oceano.
Os desafios que temos pela frente só podem ser ultrapassados reunindo os rápidos desenvolvimentos em robótica e métodos de IA, com vista à autonomia sustentada e à tomada de decisões on-line no implacável ambiente marinho. O mestrado MIR foi projetado para dar formação em robótica aplicada de última geração, destinada a melhorar a eficiência, a saúde, a segurança e o desempenho ambiental da indústria offshore, operações marítimas e estudos de ciências marinhas.
Após a conclusão do programa MIR, o aluno terá adquirido competências avançadas relativas aos processos e desafios marítimos, a fim de desenvolver robôs que irão interagir dentro deste meio e com ele, bem como desenvolver soluções tecnológicas para mitigar e se adaptar aos futuros desafios ambientais (como poluição, impactos das mudanças climáticas, etc.)
Os alunos do MIR podem se especializar em um dos três percursos de estudo:
- Operações submarinas autónomas seguras;
- Robótica marítima cooperativa para aplicações científicas e comerciais; ou
- Robótica aplicada para missões de intervenção subaquática.
Existem anualmente cerca de 20 BOLSAS DE ESTUDO ERASMUS MUNDUS para atribuir através de um processo competitivo de candidatura.
Sítio na Internet: www.master-mir.eu
Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em NeuroData
No mundo de hoje, tudo está conectado. A demanda por conhecimento combinado de cérebro e dados em neurotecnologia, inovação tecnológica, saúde, educação e muitos outros campos está a aumentar rapidamente.
O progresso na neurociência requer a análise de grandes quantidades de dados, uma habilidade que seria inestimável para os neurocientistas. Simultaneamente, os cientistas de dados podem se beneficiar drasticamente do treino especializado em neurociência para obter uma perspectiva que influencie a qualidade e a profundidade de seus insights. A combinação destas duas áreas de estudo tão inovadoras impulsionará as carreiras daqueles que escolherem esse caminho.
O Mestrado Conjunto NeuroData Erasmus Mundus em Brain and Data Science reúne neurocientistas e cientistas de dados em um programa inovador e especializado que cultivará uma nova geração de pesquisadores multidisciplinares com conhecimento profundo em ambos os campos, investigadores altamente qualificados na investigação do problemas mais complexos enfrentados pela raça humana – a mente e o cérebro humanos na saúde e na doença. Todos os alunos passam o primeiro ano na Bar-Ilan University (BIU) obtendo uma base sólida em neurociência e ciência de dados orientada para a neurociência. O segundo ano do programa ocorre em uma das sub-faixas de neurociência e ciência de dados em uma das instituições parceiras do consórcio, onde os alunos também concluem uma tese de pesquisa.
O NeuroData Master é uma colaboração entre seis universidades líderes em Israel e na Europa: Universidade Bar-Ilan em Israel, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, em Portugal, Universidade de Jyväskylä na Finlândia, Universidade de Pádua (Pádua) na Itália, Vrije Universiteit Amsterdã, na Holanda, e Universidade de Zagreb, na Croácia.
Os graduados deste programa receberão um mestrado duplo de duas das universidades parceiras, dependendo da escolha da linha de estudo.
Sítio na Internet: https://www.neurodata-master.org
GroundwatCH – Mestrado Conjunto em Águas Subterrâneas e Alterações Globais – Impactos e Adaptação
#Mestrado #Águas Subterrâneas & Ambiente
O GroundwatCH é um Mestrado Conjunto financiado pelo programa ERASMUS+ e ministrado por um consórcio internacional de três instituições do Ensino Superior (IST Lisboa, Portugal; IHE Delft, Holanda; TU Dresden, Alemanha), em parceria com diversas Instituições Públicas e empresas privadas, com experiência e interesse específico na área da hidrogeologia. Existem anualmente cerca de 20 BOLSAS DE ESTUDO ERASMUS MUNDUS para atribuir através de um processo competitivo de candidatura.
Este Mestrado Conjunto corresponde a um programa internacional de nível superior de estudo com um total de 120 ECTS e uma duração normal de 2 anos letivos. O programa inicia-se no 1.º semestre de cada ano letivo no IST e está organizado em torno das seguintes áreas temáticas: (1) Hidrogeologia; (2) Recolha, interpretação e modelação de dados de água subterrânea; (3) Processos climáticos e modelação; (4) Gestão integrada de bacias hidrográficas e de recursos hídricos; (5) Água subterrânea e impactos ambientais; (6) Água subterrânea, sociedade e políticas de ambiente; (7) Água subterrânea, clima, impacto e adaptação às alterações globais. Os alunos terão um grau triplo plenamente reconhecido nos países das instituições participantes.
Os candidatos do IST podem contactar o balcão do Núcleo de Mobilidade e Parceria Internacional (NMPI) para obter orientação geral e apoio na preparação da documentação de candidatura.
Sítio na Internet: http://www.groundwatermaster.eu/