ICM – Mobilidade Pessoal Docente (STA)
Enquadramento
O Programa Erasmus+, através do International Credit Mobility (ICM) oferece oportunidades de mobilidade INcoming ou OUTgoing para estudantes, docentes e funcionários em instituições de ensino superior (IES) fora da Europa.
Objetivos
- Proporcionar aos docentes uma oportunidade de valorização pessoal e profissional;
- Reforçar os laços entre Instituições de Ensino Superior de diferentes países com o Técnico Lisboa;
- Promover o intercâmbio de conhecimentos e de experiências em métodos pedagógicos.
- Promover a internacionalização e globalização do ensino
Elegibilidade
As mobilidades de docentes para missões de ensino realizam-se entre instituições de ensino superior que tenham Acordos Interinstitucionais no âmbito do programa ICM válidos para o ano da mobilidade, tendo previstas atividades de mobilidade de docentes, para áreas de ensino específicas.
O docente para participar em mobilidade ICM, deverá ser admitido pelo o gabinete de relações internacionais da sua instituição de origem, que deverá comunicar a admissão do mesmo a Técnico Lisboa.
Procedimento & Formulários
Após a nomeação da universidade parceira do candidato docente selecionado, o NMPI contacta o candidato com novas indicações para dar continuidade ao processo.
Formulários
Após o contato com as novas indicações do NMPI, o docente, deverá preparar e apresentar os seguintes documentos:
- Ficha Docente preenchida e assinada
- Acordo de Mobilidade (Mobility Agreement for Staff Teaching)
- Cópia de Passaporte do Docente participante
- Cópia de VISTO do Docente participante (caso se aplique)
- Seguro
- Recibo dos bilhetes de Viagem
A Ficha Docente, deverá ser assinado pelo participante e o coordenador Institucional de Erasmus+. A assinatura do coordenador Institucional de Erasmus será recolhida posteriormente pela equipa NMPI.
O Acordo de Mobilidade (Mobility Agreement – Staff Mobility for Training), deverá ser assinado pelo participante, pela pessoa responsável da Instituição de origem e pela pessoa responsável na instituição de acolhimento.
Para a obtenção de visto, se for necessário, NMPI emite uma Carta de Aceitação (Word,39KB) sujeito a aprovação do coordenador institucional de Erasmus+.
Todos os documentos são indispensáveis de apresentação para proceder com a mobilidade.
A submissão e entrega dos documentos é feita preenchendo o seguimento formulário.
Sugestão para Hotéis (PDF, 1MB).
Depois da mobilidade
O Docente deve entregar a Declaração de Estada que comprove as datas do seu período de trabalho, e as horas de ensino e preencher obrigatoriamente o relatório Erasmus+ que lhe é enviado antes do fim do seu período de mobilidade.