Mobilidade de Curta Duração de Doutorandos (Erasmus+)
Informação Geral
Os estudantes de Doutoramento do Técnico Lisboa podem participar em períodos de mobilidade de curta duração para estágios adequados às necessidades específicas deste tipo de formação, através do Programa Erasmus+.
Podem, assim, realizar um período de mobilidade internacional em laboratórios de investigação, formações curtas, ou quaisquer outras atividades relacionadas com o seu programa de estudos.
A bolsa Erasmus é compatível com outros financiamentos e bolsas FCT, desde que não provenham de fundo europeu. Antes de proceder com a candidatura, os candidatos devem conferir se cumprem este requisito.
Condições
Uma mobilidade para estágio de doutorandos pode ter no mínimo 5 dias e no máximo 30 dias.
Para a mobilidade Erasmus+ para estágio não existe a necessidade de serem estabelecidos acordos interinstitucionais, ao contrário do que acontece com a mobilidade para um período de estudos.
Estes estágios podem decorrer num país do Programa (*) numa empresa ou numa Instituição de Ensino Superior, com o objetivo de desenvolver trabalhos associados à tese de doutoramento ou adquirir experiência profissional.
Qualquer empresa do setor público ou privado que exerça uma atividade económica é elegível para receber estagiários no âmbito do programa Erasmus+.
Os estudantes são responsáveis por encontrar o seu local de estágio e iniciar os primeiros contatos com entidades do seu interesse, de acordo com a natureza do trabalho que pretendem desenvolver.
O estudante deve acordar um programa de estágio com o seu orientador científico de tese do Técnico Lisboa, bem como com o responsável anfitrião na instituição de acolhimento. Este programa de estágio é formalizado através assinatura do Learning Agreement for Traineeships, o qual deve identificar:
• As atividades a desenvolver;
• As competências a adquirir;
• As tarefas a desempenhar na instituição de acolhimento;
• A forma de avaliação do estágio.
(*) Países do Programa: Estados Membros da União Europeia + Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Sérvia e Turquia.
Bolsas e Países Elegíveis do Programa
Os participantes nestas mobilidades receberão, independente do país da instituição de acolhimento, um apoio financeiro calculado de seguinte modo:
- 70€/dia entre o 1º e o 14º dia;
- 50€/dia entre os 15º e o 30º dia.
Sublinha-se que a bolsa Erasmus é compatível com outros financiamentos, desde que não provenham de fundo europeus. No caso dos bolseiros FCT, é necessário verificarem a compatibilidade entre bolsas.
Por cada ciclo de estudos, os alunos podem usufruir de até 12 meses de financiamento através de bolsas Erasmus+. Ou seja, um aluno de doutoramento, até ao final do seu ciclo de estudos, poderá beneficiar de até 12 meses de apoio no âmbito do Erasmus+.
No caso da Mobilidade de Curta Duração para Doutorandos, são permitidas apenas duas candidaturas por ano académico.
A entidade de acolhimento deverá ser uma instituição de ensino superior ou organização ativa no mercado de trabalho num dos países presentes na lista de “Países Elegíveis” disponível abaixo.
Estados Membros da União Europeia – Mobilidades SMP | |||
Bélgica
Bulgária
República Checa
Dinamarca
Alemanha
Estónia
Irlanda |
Grécia
Espanha
França
Croácia
Itália
Chipre
Letónia |
Lituânia
Luxemburgo
Hungria
Malta
Países Baixos
Áustria
Polónia |
Roménia
Eslovénia
Eslováquia
Finlândia
Suécia |
Países do Programa fora da UE – Mobilidades SMP | ||
Macedónia do Norte
|
Noruega
Islândia
|
Turquia
Liechtenstein |
Países Parceiros do Programa* – Mobilidade Internacional SMP | ||
Andorra
Estado do Vaticano
|
Mónaco
Reino Unido
|
São Marino
Suíça |
Mobilidades SMP: Mobilidades que ocorrem nos países membro do Programa Erasmus+.
Mobilidade Internacional (SMP): Mobilidades que ocorrem nos países parceiros do Programa Erasmus+. Mobilidades a estes países devem ser marcados na Ficha de Estudante e no Formulário de Candidatura como Mobilidade Internacional (SMP).
Processo de Candidaturas
- Preenchimento do formulário de candidatura
- Submissão dos documentos abaixo mencionados (no formulário de candidatura)
Documentação pedida
- Learnig Agreement for Traineeships (Word, 82KB)
- Ficha de Estudante (PDF, 2 MB)
- Cópia do Documento de Identificação
- Cópia do Cartão de Contribuinte
- Comprovativo NIB
- Minuta de Procuração (1MB) (se aplicável)
- Cópia do Documento de Identificação do procurador (se aplicável)
- Cópia do Cartão Europeu de Seguro de Doença
- Cópia do seguro de acidentes pessoais/viagem (apenas para recém-graduados)
O Learning Agreement for Traineeships deve ser assinado pelo estudante, pelo orientador no Técnico e o responsável na instituição de acolhimento.
A Ficha de Estudante deve ser assinada pelo aluno e pelo NMPI (pedido via internships@tecnico.ulisboa.pt )
Prazos de Candidaturas
A submissão do formulário de candidatura deverá ser feita, no mínimo, com 70 dias de antecedência em relação à data de mobilidade proposta pelo doutorando.
Durante a Mobilidade
Deverá comunicar ao NMPI qualquer alteração do plano de mobilidade não prevista no Learning Agreement previamente, para a validação do mesmo.
Após a mobilidade
- Declaração de Estada (PDF, 951 KB) com as datas de início e fim de mobilidade, datada, carimbada e assinada pela Instituição de Acolhimento à data de fim da mobilidade
- Certificado do Estágio – Traineeship Certificate (Tabela D do formulário Learning Agreement for Traineeships (Word, 83KB)
NOTA: Certificado do Estágio – Traineeship Certificate deve conter à avaliação qualitativa do seu estágio: Tabela D > Evaluation of the Trainee. Ex: A performance do estágio foi moderado/bom/excelente. Indispensável! - Submissão de Avaliação Linguística Online (OLS); um teste antes da partida e outro no fim do estágio. A ser requisitada pela Reitoria da ULisboa.
- Submissão Online do Relatório Final Erasmus. O respetivo pedido é proveniente da RUL, de “replies-will-be-discarded@ec.europa.eu” (verifique a caixa de entrada ou SPAM).
A Declaração de Estada e Certificado do Estágio, devem ser entregues preenchendo o seguinte formulário.
Contacto
internships@tecnico.ulisboa.pt