Saltar para o conteúdo

Erasmus Mundus – Programas Conjuntos

GroundwatCH – Mestrado Conjunto em Águas Subterrâneas e Alterações Globais – Impactos e Adaptação

#Mestrado #Águas Subterrâneas & Ambiente

És aluno de?
  • Geológica
  • Hidráulica
  • Civil
  • Engenharia ambiental ou agrícola
  • Geociências
  • Ciências ambientais
  • Ciências climáticas
  • Geografia
  • Geologia
  • ou qualquer outro assunto semelhante
Já decidiste qual o teu mestrado?

Aqui está uma opção … O GroundwatCH procura oferecer um currículo diferenciado, construído nos pilares da hidrogeologia, climatologia, impactos e adaptação, dentro duma estrutura de pressões humanas, mudanças globais e feedbacks, nas seguintes áreas académicas:

  • Hidrogeologia
  • Recolha, interpretação e modelagem de dados de águas subterrâneas
  • Processos e modelagem climática
  • Interações águas subterrâneas – águas superficiais – interações climáticas
  • Gestão integrada de bacias hidrográficas e recursos hídricos
  • Água subterrânea e impactos ambientais
  • Água subterrânea, sociedade e políticas
  • Águas subterrâneas em adaptação às mudanças globais

Com este currículo, o GroundwatCH visa abordar as lacunas atuais no ensino superior no que diz respeito ao entendimento das interações entre águas subterrâneas, águas superficiais, clima e mudanças globais, e como precisamos considerar e nos beneficiar dessas interações ao lidar com a adaptação.

É um mestrado em que fazes:

  • 1º semestre no Instituto Superior Técnico IST, (Portugal)
  • 2º semestre na IHE Delft Institute for Water Education, (The Netherlands)
  • 3º semestre na Techniche Universität Dresden (Germany)
  • 4º semestre numa das 3

Mais Informações: www.groundwatermaster.eu

 

FAQS:
  • Quais as licenciaturas elegíveis para candidaturas a este programa? Todas as do IST, mas aquelas que têm alunos com mais aptidão são:  Mestrado Integrado Engenharia Ambiente, Licenciatura em Engenharia e Geológica e de Minas e Licenciatura em Engenharia Civil.
  • Estou a acabar o 3º ano de licenciatura. Não me posso candidatar? Podes. O NMCI passa-te uma declaração em como tens condições académicas para terminar a licenciatura.

Contacto: erasmusmundus@tecnico.ulisboa.pt

MIR – Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Robótica Marítima e Marinha (Marine and Maritime Intelligent Robotics)

#Mestrado #Robótica Marítima & Inteligência Artificial

O Mestrado MIR, combina de forma inovadora a Robótica e a Inteligência Artificial no contexto do avanço das ciências marinhas e marítimas e das suas aplicações tecnológicas. O mestrado MIR tem como objetivo desenvolver as capacidades dos futuros engenheiros para permitir avanços no desenvolvimento e funcionamento de novos sistemas robóticos com um impacto de grande alcance nas técnicas necessárias para a exploração e aproveitamento dos oceanos.

Os desafios que temos pela frente só podem ser enfrentados através da conjugação de desenvolvimentos rápidos em robótica e métodos de IA com vista à autonomia sustentada e à tomada de decisões em linha no implacável ambiente marinho. O mestrado MIR foi projetado para dar formação em robótica aplicada de última geração, destinada a melhorar a eficiência, a saúde, a segurança e o desempenho ambiental da indústria offshore, das operações marítimas e dos estudos de ciências marinhas.

Após a conclusão do programa MIR, o estudante terá adquirido competências avançadas relativas aos processos e desafios marítimos, a fim de desenvolver robôs que irão interagir dentro deste meio e com ele, bem como desenvolver soluções tecnológicas para mitigar e se adaptar aos futuros desafios ambientais (como poluição, impactos das mudanças climáticas, etc.)

Os alunos do MIR podem especializar-se em um dos 3 percursos de estudo:

  • Operações submarinas autónomas seguras
  • Robótica marítima cooperativa para aplicações científicas e comerciais
  • Robótica aplicada para missões de intervenção subaquática

Existem anualmente cerca de 20 bolsas de estudo Erasmus Mundus para atribuir através de um processo competitivo de candidatura.

Website: www.master-mir.eu

 

Histórico

SEED – Simulação em Engenharia e Desenvolvimento de Empreendedorismo

#Engenharia #Doutoramento

O doutoramento conjunto SEED Erasmus Mundus proporciona uma formação aprofundada no desenvolvimento e implementação de novas técnicas computacionais de ponta para a modelação e solução de problemas de engenharia de ponta na indústria.

SELECT+

#Environment and Energy #Doutoramento

O programa de doutoramento SELECT+ do Erasmus Mundus proporcionará aos participantes a oportunidade de produzir, testar e colocar no mercado inovações no domínio da energia num contexto internacional de universidades e escolas de negócios altamente respeitadas.

SELECT+ (Environomical pathways for future energy services) é um programa de doutoramento de quatro anos, que tem como principal objetivo identificar, testar, implementar e comercializar tecnologias energéticas altamente eficientes. Este programa combina a investigação com o desenvolvimento de ideias com potencial de mercado. Com um consórcio de 8 Universidades nucleares, 6 Universidades associadas, 4 Indústrias nucleares e 6 Indústrias associadas, o programa SELECT+ oferecerá a possibilidade de conciliar estas duas perspectivas através de abordagens multidisciplinares em que os estudantes trabalham em colaboração com as indústrias.

Os problemas energéticos são tipicamente multidisciplinares, não só no sentido em que são necessárias diferentes disciplinas científicas e de engenharia, mas também em que as ciências sociais e de gestão (por exemplo, no que respeita às estratégias empresariais) terão de desempenhar um papel fundamental. Este programa de doutoramento coloca igual ênfase nos aspetos sociais, económicos bem como no desenvolvimento cultural dos candidatos.

Website: http://www.exploreselect.eu/

EMJD-DC – Escola de Doutoramento conjunto em “Distributed Computing”

#Distributed Computing #Doutoramento

EMJD-DC pretende tornar-se um modelo de referência internacional permanente para estudos de doutoramento em “Distributed Computing”. Os estudantes realizam o seu trabalho de investigação durante um período máximo de quatro anos em duas universidades de países diferentes, com mobilidade adicional para a indústria na maioria dos projetos. As escolas de formação conjunta abrangerão tópicos científicos e competências transferíveis, como a gestão científica e de projetos, a comunicação e as técnicas de inovação. O projeto EMJD-DC concede diplomas duplos.

Website: http://emjd-dc.eu/

FUSION DC – Escola de Doutoramento conjunto em “Fusion Science and Engineering”

#Nuclear Fusion Science and Engineering #Doutoramento

FUSION-DC é um programa conjunto de doutoramento, com duração de três anos. O programa é na área de fusão nuclear e engenharia resultante do consórcio de 19 instituições parceiras europeias (8 parceiros e 11 associados), a Organização ITER e nove parceiros associados da China, Japão, Rússia e EUA. O programa FUSION-DC proporciona uma oportunidade única de educação, coordenada com a exigência de nível de um doutoramento de uma rede mundial de excelência em fusão nuclear.

Website: http://www.em-fusion-dc.org/

IDS-FunMat – Escola Internacional de Doutoramento em “Functional Materials for Energy, Information Technology and Health”

#Functional Materials for Energy #Doutoramento

IDS-FunMat é um programa internacional de doutoramento financiado pelo Programa Erasmus Mundus da União Europeia. A nossa escola oferece bolsas de estudos para projectos de doutoramento em “Functional Materials for Energy”, realizado em coorientação entre universidades de dois países diferentes. Na maioria dos projectos está também envolvido um parceiro industrial. Os candidatos devem passar pelo menos 6 meses em cada universidade.

A União Europeia financia todos os anos um certo número de bolsas de doutoramento Erasmus Mundus na nossa escola e, além disso, temos projectos de doutoramento financiados por outras fontes.

Website: http://www.idsfunmat.u-bordeaux1.fr/

euSYSBIO – Mestrado Europeu em Biologia de Sistemas (concluído)

#Systems Biology #Mestrado

O mestrado em Biologia de Sistemas (euSYSBIO) do Erasmus Mundus é uma cooperação entre o KTH Royal Institute of Technology na Suécia (KTH), o Instituto Superior Técnico em Portugal (IST) e a Universidade de Aalto na Finlândia. É um programa de mestrado de dois anos que inclui a mobilidade obrigatória dos estudantes. Os estudantes começam no KTH ou Universidade de Aalto e continuam no ano seguinte numa das outras duas instituições.

O programa garante experiência cultural a partir de dois diferentes países europeus e confere um grau duplo de duas universidades.

Website: www.kth.se/eusysbio

EMDC – Mestrado Europeu em Computação Distribuída (concluído)

#Distributed Computing #Mestrado

O programa Erasmus Mundus em “Distributed Computing” é uma cooperação entre o KTH Royal Institute of Technology na Suécia, o Instituto Superior Técnico de Portugal e Universidade Politécnica da Catalunha. Trata-se de um programa de mestrado de dois anos que inclui a mobilidade obrigatória dos estudantes.

O programa oferece educação EMDC de alto nível internacional, bem como experiência cultural a partir de dois diferentes países europeus e um grau duplo de duas universidades.

Website: https://www.kth.se/en/studies/master/joint/emdc

close navigation
close Search