Saltar para o conteúdo

Programas Intensivos Mistos (BIP)

Informação Geral

Os Programas Intensivos Mistos são uma forma inovadora de aprendizagem, ensino e formação, que visam oferecer uma experiência intensiva de aprendizado, combinando componentes físicas e virtuais. Estes programas são desenvolvidos e implementados por um mínimo de três Instituições de Ensino Superior (IES) provenientes de pelo menos três Estados-Membros da União Europeia e de países terceiros associados ao Programa, sendo financiados pelo programa de mobilidade Erasmus+.

São programas curtos e intensivo que promovem o aprendizado baseado em desafios e na investigação. Eles combinam a cooperação online com a mobilidade física de curta duração no estrangeiro (por norma, dura uma semana), possibilitando a participação em atividades de ensino e treinamento com especialistas de todas as instituições parceiras.

Durante estes programas, grupos de estudantes ou pessoal académico e administrativo trabalham juntos para desenvolver atividades curriculares e de mobilidade mista, que incluem desafios e projetos práticos. Os programas são planeados para atender às necessidades dos participantes e são desenvolvidos por meio de uma abordagem colaborativa entre as instituições parceiras.

A combinação de atividades virtuais e físicas permite uma experiência de aprendizado enriquecedora, em que os participantes têm a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades interpessoais e interculturais, além de aprimorar suas habilidades técnicas e de comunicação.

Os BIPs são uma excelente oportunidade para os estudantes e pessoal das instituições de ensino superior ampliarem seus conhecimentos, vivenciarem novas culturas e aprimorarem sua formação profissional. Além disso, eles também contribuem para o desenvolvimento de redes de cooperação internacional entre as instituições parceiras, o que é fundamental para a promoção da educação superior de qualidade em âmbito global.

Condições

O programa destina-se a estudantes de licenciatura, mestrado, mestrado integrado e doutorado matriculados no Técnico e que possuam a situação acadêmica regularizada. É importante que o estudante verifique se atende a todos os requisitos académicos específicos para cada programa.

Bolsas de Mobilidade

O apoio individual a estudantes e pessoal técnico e administrativo para a mobilidade física deve ser fornecido pela organização de envio, que pode utilizar os seus próprios fundos Erasmus regulares para a mobilidade. Em princípio, a mobilidade física tem duração de 5 dias e é financiada com uma subvenção diária de 70 euros.

Reconhecimento

A duração mínima da componente virtual não está definida, mas a mobilidade combinada virtual e física deve atribuir, no mínimo, três créditos ECTS aos estudantes.

Candidaturas

As candidaturas para mobilidades estão abertas o ano inteiro e as candidaturas devem ser enviadas com o mínimo de 60 dias de antecedência.

 

Processo de Candidatura

Documentos de Candidatura

  • Learning Agreement for Studies (Word, 81K)
  • Ficha de Estudante (PDF, 1M)
  • Cópia do Documento de Identificação
  • Cópia do Cartão de Contribuinte
  • Comprovativo NIB
  • Minuta de Procuração (PDF, 1M) (se aplicável)
  • Cópia do Documento de Identificação do procurador (se aplicável)
  • Cópia do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD)
  • Cópia do seguro de acidentes pessoais/viagem (apenas para recém-graduados)

Learning Agreement for Studies deve ser assinado pelo estudante,  pelo coordenador Erasmus/orientador no Técnico e o responsável na instituição de acolhimento.

Ficha de Estudante deve ser assinada pelo aluno e pelo NMCI (pedido via shortcourses@tecnico.ulisboa.pt)

 

Oportunidadades

Universidade de Maribor

 

Solution Design

Website do Programa

Resumo do Programa

Data limite da candidatura: 30/06/2023

A parte física do programa terá lugar do dia 27 de agosto ao dia 8 de setembro.

 

Renewable Energy Sources

Website do Programa

Resumo do Programa

Data limite da candidatura: deverá entrar em contacto com a Brigita Ferčec (brigita.fercec@um.si) ou Jerneja Klemenčič (jerneja.klemencic@um.si)

A parte física do programa terá lugar do dia 4 de setembro ao dia 8 de setembro.

 

University of Maribor Open Science Summer School

Website do Programa

Resumo do Programa

Data limite da candidatura: 30/06/2023

A parte física do programa terá lugar do dia 11 de de setembro ao dia 15 de setembro.

close navigation
close Search