O programa ERASMUS é o programa de intercâmbio de estudantes universitários mais importante a nível da Europa, tendo celebrado o vigésimo quinto aniversário em 2012. Desde o lançamento do programa, mais de um milhão de estudantes usufruiram da experiência de estudar num outro país.
O programa ERASMUS envolve 2000 estabelecimentos de ensino de 31 países, cerca de 90% dos estabelecimentos de ensino superior europeus. Além da dimensão do ensino, o Erasmus ganhou a dimensão de um verdadeiro fenómeno social e cultural proporcionando um espaço de abertura, tolerância e o diálogo intercultural entre jovens europeus.
Bolsas ERASMUS
O programa ERASMUS dispõe de um conjunto (limitado face ao número habitual de candidatos) de Bolsas de Mobilidade. Contudo, um aluno pode fazer ERASMUS sem implicar necessariamente dispor de uma Bolsa.
O número de bolsas atribuído anualmente depende da disponibilidade orçamental da UE. São atribuídas, a nível nacional, pelo Ministério da Educação através da Agência Nacional e geridas pela Reitoria da Universidade de Lisboa.
As bolsas atribuídas aos estudantes ERASMUS destinam-se apenas a cobrir parte das despesas decorrentes da mobilidade e não a totalidade das despesas que o aluno terá. Apenas como caráter indicativo, o valor mínimo das bolsas ronda os 200€/mês.
Consulte a lista dos acordos Erasmus celebrados com o Técnico. Se não encontrar a escola pretendida, contacte o Coordenador de Mobilidade do curso sempre antes da abertura das candidaturas.
NOTA-Esta lista será atualizada para a próxima fase do ERASMUS que será de 2021/27.
Nota: As vagas estipuladas nos acordos são para cumprir, neste sentido não haverá pedidos de vagas extra para qualquer uma das Universidades com acordos bilaterais com o IST.