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eCAMPUS

 “Promoção de uma Educação Digital e Inclusiva  nas Instituições de Ensino Superior da Arménia”

Enquadramento

O projeto eCAMPUS tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem digital (T&L) nas universidades arménias, através de várias iniciativas estratégicas, incluindo o desenvolvimento das competências digitais do corpo docente, a implementação de mecanismos internos de garantia da qualidade para o T&L digital, a criação de ecossistemas educativos digitais adequados com infraestruturas-modelo, a introdução de práticas pedagógicas inovadoras e o desenvolvimento de um quadro regulamentar de apoio.

Website do projeto: www.ecampus.am
Contacto: ecampus@ysu.am

Objetivos e Finalidades

O projeto eCAMPUS visa:

Melhorar a qualidade do ensino, aprendizagem e avaliação (TLA) online nas instituições de ensino superior (IES) da Arménia, em alinhamento com o “Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027” da União Europeia. Isto implica promover as competências digitais do corpo docente e implementar mecanismos internos de garantia da qualidade no TLA online.

Facilitar uma transição responsável do ensino remoto de emergência para uma educação presencial pós-COVID mais significativa, envolvente e sustentável. Pretende-se proporcionar experiências de aprendizagem de elevada qualidade e resilientes a futuras restrições, através do desenvolvimento de um ecossistema robusto de educação digital, de um quadro regulamentar de apoio, de práticas educativas inovadoras e de infraestruturas-modelo.

O projeto alcançará os seguintes objetivos:

  1. Criação de um Quadro de Competências Digitais (DCF) para o ensino, aprendizagem e avaliação (TLA) no ensino superior arménio (DIGIcomp). Este quadro definirá e regulamentará as competências essenciais exigidas aos docentes no contexto do TLA digital, assegurando a sua consonância com as tendências globais na educação digital.
  2. Estabelecimento de um Programa Nacional de Certificação (NCP) em TLA digital (DIGIcert). Este programa oferecerá formação, desenvolvimento profissional contínuo e certificação para docentes, reforçando as suas competências pedagógicas e a eficácia no ensino digital.
  3. Desenvolvimento de um Sistema de Garantia Interna da Qualidade (IQA) para TLA digital nas IES da Arménia (IQAsys). Este sistema assegurará a qualidade da educação online, definindo critérios claros, procedimentos e ferramentas de avaliação, autoavaliação e melhoria contínua, em linha com os padrões de qualidade do Espaço Europeu de Ensino Superior (EHEA).
  4. Criação de Normas de Referência para plataformas de e-learning e modelos de salas de aula inteligentes nas IES da Arménia (SMARTclass). Esta iniciativa promoverá ambientes de aprendizagem eficazes e inclusivos, fomentando modelos pedagógicos baseados em tecnologia e garantindo o acesso equitativo aos recursos digitais por todos os estudantes.
  5. Desenvolvimento de um Quadro Regulamentar para os Estudos em Regime Parcial e de uma Plataforma Online Comum de Registo de Unidades Curriculares e Acompanhamento do Progresso Académico(COURSreg). Estas medidas estabelecerão uma base legal e operacional para facilitar a transição do ensino à distância para modalidades de ensino parcial, melhorando o acesso, incluindo para estudantes com necessidades especiais.

Resultados e Impacto Esperado

A nível institucional:

Mais de 120 docentes e técnicos administrativos das IES arménias adquirirão competências reforçadas em TLA digital e QA. Será implementado um Programa Nacional de Certificação funcional. Serão criadas 8 Salas de Aula Inteligentes para apoio ao ensino com tecnologia.

A nível nacional:

O projeto contribuirá para a adoção de um Quadro de Competências Digitais e de um Programa Nacional de Certificação específicos para o TLA digital. Serão revistos os padrões internos de QA aplicáveis ao TLA digital. Serão definidas normas de referência para plataformas de e-learning. Serão especificadas as características de uma plataforma integrada de registo académico e progressão dos estudantes.

A nível europeu: O projeto promoverá a partilha de boas práticas, a aprendizagem entre pares e oportunidades de networking entre os parceiros. Esta colaboração fomentará relações de cooperação a longo prazo com instituições da UE, integrando mais plenamente o sistema de ensino superior arménio no EHEA.

Parceiros

Instituições Arménias:

  • Universidade Estatal de Yerevan (YSU) – coordenadora do projeto
  • Universidade Estatal Pedagógica Arménia Khachatur Abovyan (ASPU)
  • Universidade Estatal de Medicina de Yerevan Mkhitar Heratsi (YSMU)
  • Northern University (NU)
  • Instituto de Informática e Problemas de Automação da Academia Nacional de Ciências da Arménia (IIAP NAS)
  • Fundação Nacional para a Garantia da Qualidade do Ensino Superior (ANQA)
  • Ministério da Educação, Ciência, Cultura e Desporto da Arménia (MESCS)

Instituições Europeias:

  • Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha
  • Universidade de Lisboa (ULISBOA), Portugal
  • Università degli Studi di Genova (UNIGE), Itália
  • Kungliga Tekniska Högskolan (KTH), Suécia

Atividades

  • WP.1: Quadro de Competências Digitais para TLA (DIGIcom)
  • WP.2: Programa Nacional de Certificação em TLA digital (DIGIcert)
  • WP.3: Sistema de Garantia Interna da Qualidade para TLA online (IQAsys)
  • WP.4: Normas para plataformas de e-learning e modelos de salas inteligentes (SMARTclass)
  • WP.5: Plataforma online de registo e acompanhamento académico (COURSreg)
  • WP.6: Disseminação e Sustentabilidade (DIEXSUS)
  • WP.7: Gestão do Projeto e Controlo de Qualidade (PM&QC)

 

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