eCAMPUS
“Promoção de uma Educação Digital e Inclusiva nas Instituições de Ensino Superior da Arménia”
Enquadramento
O projeto eCAMPUS tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem digital (T&L) nas universidades arménias, através de várias iniciativas estratégicas, incluindo o desenvolvimento das competências digitais do corpo docente, a implementação de mecanismos internos de garantia da qualidade para o T&L digital, a criação de ecossistemas educativos digitais adequados com infraestruturas-modelo, a introdução de práticas pedagógicas inovadoras e o desenvolvimento de um quadro regulamentar de apoio.
Website do projeto: www.ecampus.am
Contacto: ecampus@ysu.am
Objetivos e Finalidades
O projeto eCAMPUS visa:
Melhorar a qualidade do ensino, aprendizagem e avaliação (TLA) online nas instituições de ensino superior (IES) da Arménia, em alinhamento com o “Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027” da União Europeia. Isto implica promover as competências digitais do corpo docente e implementar mecanismos internos de garantia da qualidade no TLA online.
Facilitar uma transição responsável do ensino remoto de emergência para uma educação presencial pós-COVID mais significativa, envolvente e sustentável. Pretende-se proporcionar experiências de aprendizagem de elevada qualidade e resilientes a futuras restrições, através do desenvolvimento de um ecossistema robusto de educação digital, de um quadro regulamentar de apoio, de práticas educativas inovadoras e de infraestruturas-modelo.
O projeto alcançará os seguintes objetivos:
- Criação de um Quadro de Competências Digitais (DCF) para o ensino, aprendizagem e avaliação (TLA) no ensino superior arménio (DIGIcomp). Este quadro definirá e regulamentará as competências essenciais exigidas aos docentes no contexto do TLA digital, assegurando a sua consonância com as tendências globais na educação digital.
- Estabelecimento de um Programa Nacional de Certificação (NCP) em TLA digital (DIGIcert). Este programa oferecerá formação, desenvolvimento profissional contínuo e certificação para docentes, reforçando as suas competências pedagógicas e a eficácia no ensino digital.
- Desenvolvimento de um Sistema de Garantia Interna da Qualidade (IQA) para TLA digital nas IES da Arménia (IQAsys). Este sistema assegurará a qualidade da educação online, definindo critérios claros, procedimentos e ferramentas de avaliação, autoavaliação e melhoria contínua, em linha com os padrões de qualidade do Espaço Europeu de Ensino Superior (EHEA).
- Criação de Normas de Referência para plataformas de e-learning e modelos de salas de aula inteligentes nas IES da Arménia (SMARTclass). Esta iniciativa promoverá ambientes de aprendizagem eficazes e inclusivos, fomentando modelos pedagógicos baseados em tecnologia e garantindo o acesso equitativo aos recursos digitais por todos os estudantes.
- Desenvolvimento de um Quadro Regulamentar para os Estudos em Regime Parcial e de uma Plataforma Online Comum de Registo de Unidades Curriculares e Acompanhamento do Progresso Académico(COURSreg). Estas medidas estabelecerão uma base legal e operacional para facilitar a transição do ensino à distância para modalidades de ensino parcial, melhorando o acesso, incluindo para estudantes com necessidades especiais.
Resultados e Impacto Esperado
A nível institucional:
Mais de 120 docentes e técnicos administrativos das IES arménias adquirirão competências reforçadas em TLA digital e QA. Será implementado um Programa Nacional de Certificação funcional. Serão criadas 8 Salas de Aula Inteligentes para apoio ao ensino com tecnologia.
A nível nacional:
O projeto contribuirá para a adoção de um Quadro de Competências Digitais e de um Programa Nacional de Certificação específicos para o TLA digital. Serão revistos os padrões internos de QA aplicáveis ao TLA digital. Serão definidas normas de referência para plataformas de e-learning. Serão especificadas as características de uma plataforma integrada de registo académico e progressão dos estudantes.
A nível europeu: O projeto promoverá a partilha de boas práticas, a aprendizagem entre pares e oportunidades de networking entre os parceiros. Esta colaboração fomentará relações de cooperação a longo prazo com instituições da UE, integrando mais plenamente o sistema de ensino superior arménio no EHEA.
Parceiros
Instituições Arménias:
- Universidade Estatal de Yerevan (YSU) – coordenadora do projeto
- Universidade Estatal Pedagógica Arménia Khachatur Abovyan (ASPU)
- Universidade Estatal de Medicina de Yerevan Mkhitar Heratsi (YSMU)
- Northern University (NU)
- Instituto de Informática e Problemas de Automação da Academia Nacional de Ciências da Arménia (IIAP NAS)
- Fundação Nacional para a Garantia da Qualidade do Ensino Superior (ANQA)
- Ministério da Educação, Ciência, Cultura e Desporto da Arménia (MESCS)
Instituições Europeias:
- Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha
- Universidade de Lisboa (ULISBOA), Portugal
- Università degli Studi di Genova (UNIGE), Itália
- Kungliga Tekniska Högskolan (KTH), Suécia
Atividades
- WP.1: Quadro de Competências Digitais para TLA (DIGIcom)
- WP.2: Programa Nacional de Certificação em TLA digital (DIGIcert)
- WP.3: Sistema de Garantia Interna da Qualidade para TLA online (IQAsys)
- WP.4: Normas para plataformas de e-learning e modelos de salas inteligentes (SMARTclass)
- WP.5: Plataforma online de registo e acompanhamento académico (COURSreg)
- WP.6: Disseminação e Sustentabilidade (DIEXSUS)
- WP.7: Gestão do Projeto e Controlo de Qualidade (PM&QC)