Saltar para o conteúdo

HOPTEC Project

 

Bolsas HOPTEC – As candidaturas para o Programa de Bolsas HOPTEC estão AGORA ABERTAS!

Período de candidaturas: de 11 de dezembro de 2023 a 3 de janeiro de 2024

Período de Bolsa: de março a agosto de 2024

 

Enquadramento do Programa

Na última década, diversos estudantes do Técnico tiveram a oportunidade de realizar investigação para a dissertação de mestrado como estudantes visitantes na Universidade Johns Hopkins, na área de Bioengenharia. Como resultado, todos os estudantes visitantes concluíram o seu trabalho de dissertação com distinção. O feedback geral destes estudantes é que a possibilidade de realizar investigação na Hopkins foi uma oportunidade única, que moldou profundamente o seu percurso pessoal e profissional. Para os estudantes envolvidos neste intercâmbio, os principais destaques desta colaboração incluíram o acesso a ferramentas tecnológicas de ponta, transferência de conhecimento e investigação interdisciplinar.

Por iniciativa de alguns destes estudantes, agora alumni, em colaboração com a Área de Assuntos Internacionais do Técnico, foi apresentado um projeto que obteve o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, ao qual foi dado o nome de HOPTEC.

 

Atividades do Projeto HOPTEC

  • Oportunidades de Formação: 2 Bolsas HOPTEC para estudantes de mestrado realizarem investigação para a sua dissertação na Hopkins. Em troca, esses dois estudantes serão nomeados Embaixadores HOPTEC e estarão envolvidos nas atividades do HOPTEC.
  • Colaborações Dinâmicas: Série de Seminários HOPTEC; Simpósio Anual HOPTEC; Competição de Bolsas HOPTEC. (Eventos a serem anunciados em 2024)
  • Avanços Científicos: Ao criar uma rede de estudantes de intercâmbio e colaborações ativas, o HOPTEC promoverá a transferência de conhecimento e troca de experiências entre instituições, levando a descobertas impactantes.

 

Objetivos

  • Promover a transferência de conhecimentos e competências entre instituições
  • Facultar oportunidades de investigação em áreas prioritárias
  • Oferecer oportunidades pessoais e profissionais aos estudantes das duas instituições

 

Bolsas HOPTEC

A primeira edição do Programa de Bolsas HOPTEC destina-se a estudantes que desejam desenvolver a investigação para a sua dissertação de mestrado no Departamento de Engenharia Química e Biomolecular da Whiting School of Engineering, Universidade Johns Hopkins, na área de investigação sobre o cancro, por um período de 6 meses (de março a agosto de 2024).

O Programa de Bolsas HOPTEC cobre despesas de viagem, oferece orientação em questões de visto e alojamento, e garante que a instituição anfitriã (Hopkins) disponibilizará apoio financeiro para ajudar os estudantes selecionados durante a sua estadia em Baltimore.

  • Cobre despesas de viagem
  • Oferece orientação sobre vistos e alojamento
  • Hopkins disponibilizará apoio financeiro para apoiar os estudantes durante o período de investigação em Baltimore

Critérios de elegibilidade

  • O candidato tem de estar inscrito no segundo ano de um programa de mestrado no Instituto Superior Técnico, na área de Bioengenharia (ou áreas relacionadas, se devidamente justificado na declaração pessoal).
  • O candidato tem apenas 30 ECTS (dissertação) para completar no início do 4º semestre do mestrado.
  • O candidato possui uma média mínima igual ou superior a 16/20 no mestrado (semestres anteriores) e 14/20 na licenciatura.
  • O candidato possui pelo menos um nível intermédio de proficiência escrita e oral em inglês (não são necessários certificados).

Candidaturas

  • Candidatura online até 3 de janeiro de 2024
  • Processo de candidatura inclui: CV, Certificado de licenciatura e Certificado ou histórico escolar de mestrado, Carta de apresentação e motivação
  • Entrevista, a agendar posteriormente

Processo de Seleção

  • O processo de seleção será iniciado com uma candidatura online, incluindo:
    – Formulário de Candidatura (descarregue aqui)
    – Carta de apresentação e motivação (o seu percurso, motivação, aspirações futuras, etc.)
    – Curriculum vitae
    – Certificados  de licenciatura e mestrado.
  • A candidatura é formalizada em inglês (obrigatório para a declaração pessoal e o CV). o conjunto de documentos de candidatura deve ser enviado para international@tecnico.ulisboa.pt até às 23:59 (GMT) de 3 de janeiro de 2024, com o assunto “HOPTEC – Nome” (por exemplo: HOPTEC_MariaAlmeida).

O comité de seleção do HOPTEC é composto por representantes das duas instituições responsáveis pelo Programa: dois professores do Técnico e dois professores da Hopkins. Este comité selecionará entre 4 a 6 dos melhores candidatos, com base nas candidaturas submetidas, para uma entrevista formal com, pelo menos, um professor de cada universidade. As entrevistas terão lugar entre 8 e 11 de janeiro de 2024. Após as entrevistas, os 2 melhores estudantes serão selecionados numa reunião final do comité de seleção.

A divulgação dos estudantes selecionados será anunciada no dia 12 de janeiro de 2024.

 

Embaixadores HOPTEC

Os estudantes selecionados serão designados como Embaixadores HOPTEC. Além de completarem o seu trabalho de mestrado com uma experiência em Hopkins, os Embaixadores HOPTEC serão responsáveis pelo seguinte:

  • Participação na Série de Seminários HOPTEC;
  • Organização do Simpósio Anual HOPTEC;
  • Elaboração e condução de um workshop baseado no conteúdo do seu trabalho de dissertação durante o Simpósio Anual HOPTEC;
  • Oferecer orientação à próxima geração de Embaixadores HOPTEC.

Dúvidas podem ser enviadas por e-mail para international@tecnico.ulisboa.pt com o assunto “HOPTEC – questão”.

 

Fundadores do Programa HOPTEC

Inês Godet. O meu percurso académico em bioengenharia proporciona-me competências de resolução de problemas para estudar sistemas biológicos utilizando abordagens inovadoras e interdisciplinares. Durante o meu doutoramento, conduzi investigação no laboratório do Dr. Daniele Gilkes na Universidade Johns Hopkins. O meu projeto de doutoramento centrou-se no estabelecimento de um sistema fluorescente de mapeamento, que nos permitiu mapear o destino das células que experienciaram hipóxia intratumoral ao longo da cascata metastática. Descobrimos que as células pós-hipóxicas são mais invasivas, metastáticas e resistentes à quimioterapia.
André Forjaz. Está a fazer o seu doutoramento em Engenharia Química e Biomolecular no laboratório do Prof. Denis Wirtz na Universidade Johns Hopkins. Concluiu a licenciatura e o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Técnico, Universidade de Lisboa. A investigação de André concentra-se na aplicação de novos algoritmos de IA e visão computacional para estudar tecidos anatómicos. Através da implementação do CODA, um software para reconstrução tridimensional de tecidos a uma resolução celular única, o André estuda alterações em tecidos normais e doentes, como em cancros pancreáticos, pulmonares e ovarianos/tubos de falópio.
Denise Castilho de Matos. É titular de uma Pós-graduação em Relações Internacionais, Mestrado em Estudos Africanos e concluiu o seu curso avançado de doutoramento em Geografia Humana, com especialização em Políticas Públicas Europeias. Atualmente, coordena a Área de Assuntos Internacionais no Instituto Superior Técnico – ULisboa. Está envolvida em vários projetos europeus com ênfase em comunicação, estratégias de internacionalização e empreendedorismo. Possui mais de 15 anos de experiência em relações internacionais: mobilidade de estudantes e staff, recrutamento internacional de estudantes, parcerias estratégicas, programas académicos inovadores e gestão de projetos.

 

Contribuidores Cruciais do Programa HOPTEC

Prof. Denis Wirtz. Como Vice-Reitor para a Investigação e Professor Theophilus Halley Smoot na Universidade Johns Hopkins, Denis Wirtz tem contribuído de forma inovadora para a física da migração celular e a mecanobiologia. Através de métodos quantitativos como a microrreologia de rastreamento de partículas, Wirtz é pioneiro na pesquisa sobre motilidade celular 3D, divisão bacteriana e fenotipagem em alta taxa de produção. As suas mais de 250 publicações têm mais de 31.000 citações, e foi eleito Membro da AIMBE, AAAS e APS. Wirtz fundou o Instituto de NanoBioTecnologia em Hopkins e lidera vários programas de formação do NCI. A sua recente tecnologia CODA permite a imagiologia de tumores 3D com inteligência artificial. Com diplomas da Free University of Brussels e de Stanford, a sua prolífica carreira interdisciplinar abrange física, biologia e oncologia.
Prof. Cláudia Lobato da Silva

Prof. Fátima Montemor

Prof. Tiago Fernandes

Prof. Rogério Colaço

 

Antigos Alunos

Vários estudantes do Técnico já realizaram investigação em Hopkins com grande sucesso, concluindo as dissertações com distinção.

  • Eduarda Vaz
  • Vasco Queiroga
  • André Forjaz [2019-2020]
  • Inês Godet [2017-2018]
  • Alexandre Carnet
  • Duarte Ferreira
  • João Brás
  • Ana Maria Carmo
  • Leonor Guedes Da Silva

 

close navigation
close Search