ULisboa School, Shanghai University: 1.ª visita ao Técnico Lisboa

É com grande entusiasmo que anunciamos uma ocasião importante ao recebermos os nossos colegas da Universidade de Xangai no coração de Lisboa, no Instituto Superior Técnico e na Reitoria da Universidade de Lisboa! No dia 25 de setembro de 2023, representantes de ambas as universidades envolveram-se em discussões produtivas. Esta visita constitui um marco significativo na parceria duradoura entre a Universidade de Lisboa (ULisboa) e a Universidade de Xangai (SHU).

Em setembro de 2021, representantes de topo de ambas as instituições assinaram oficialmente um acordo que lançou as bases para a Escola da ULisboa, Universidade de Xangai. Esta colaboração foi rapidamente reconhecida e aprovada pelas autoridades de Portugal e da China, o que atesta a sua força e potencial.

Em 2022, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em Portugal concedeu a acreditação aos ciclos de estudos, reforçando o compromisso com a excelência. Posteriormente, o Ministério da Educação da China deu o seu selo de aprovação, validando esta parceria inovadora.

Na sua fase inaugural, a Escola da ULisboa na SHU está a oferecer um conjunto de programas de licenciatura e mestrado focados principalmente na área da engenharia. ‍

Os cursos de licenciatura incluem:

Os mestrados abrangem:

Estes programas representam uma colaboração notável entre o Instituto Superior Técnico (IST) da ULisboa e a SHU.

Os cursos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e de Engenharia Civil são liderados pelo IST. Os programas de Engenharia do Ambiente são oferecidos conjuntamente pelo Técnico Lisboa (IST), pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) e pela Faculdade de Ciências (Ciências). Esta parceria estende-se ainda a instituições como o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e a Faculdade de Letras (Letras).

Mas não é tudo! Para além dos programas de licenciatura e de mestrado, esta parceria abrirá caminhos interessantes para a colaboração a nível de doutoramento, ligando os programas de doutoramento existentes na ULisboa e na SHU. O âmbito da cooperação estende-se também a iniciativas de investigação de ponta.

A Escola da ULisboa da Universidade de Xangai tem a sua sede no pitoresco campus da SHU, onde decorrem os procedimentos de candidatura e inscrição. É um centro de inovação, cultura e excelência académica.

Fiquem atentos enquanto embarcamos nesta incrível jornada de colaboração académica, inovação e exploração global com os nossos estimados parceiros da Universidade de Xangai!

Mais informações.

#TecnicoLisboa #ULisboa #ShanghaiUniversity #GlobalPartnerships #HigherEducation #EngineeringEducation #TecnicoInternationalRelations