Saltar para o conteúdo

Conferência “Desenvolvimento de um Quadro de Competências Digitais para as Universidades Arménias e Elaboração de um Documento de Política de Implementação”

A conferência intitulada “Desenvolvimento de um Quadro de Competências Digitais para as Universidades Arménias e Elaboração de um Documento de Política de Implementação” realizou-se no dia 27 de agosto e reuniu cerca de 90 representantes de universidades e instituições de ensino da Arménia e da Europa.

Na sessão de abertura, Armen Budaghyan, Diretor do Centro de Garantia da Qualidade da Universidade Estatal de Erevan (YSU) e coordenador do projeto, apresentou os principais objetivos do eCAMPUS e delineou os próximos passos. Sublinhou a importância de criar um quadro de competências digitais adaptado às necessidades das instituições de ensino superior arménias.

De seguida, Lusine Fljyan, Vice-Reitora da Northern University, apresentou boas práticas internacionais em quadros de competências digitais, bem como os principais desafios enfrentados no seu desenvolvimento e implementação.

Na primeira sessão, as universidades parceiras europeias partilharam as suas experiências. As apresentações foram realizadas por Giovanni Adorni (Universidade de Génova), Rui Mendes (Universidade de Lisboa), Joaquin Labra(Universidade de Madrid) e Victor Cordas (Royal Institute of Technology, Estocolmo), que expuseram as características de desenvolvimento e implementação dos quadros de competências digitais nos respetivos países.

A segunda sessão destacou a perspetiva arménia. Representantes de universidades da Arménia — Aram Hayrapetyan(Universidade Estatal de Medicina de Erevan), Artur Avagyan (YSU), Marianna Harutyunyan (Universidade Estatal Pedagógica Arménia) e Lusine Fljyan (Northern University) — apresentaram os resultados de inquéritos sobre as necessidades digitais de estudantes e docentes.
Serob Khachatryan, docente da Faculdade de Filosofia e Psicologia da YSU, sintetizou os resultados dos inquéritos realizados em oito universidades arménias, identificando os principais problemas e necessidades.

O tema central de discussão foi o documento preliminar de política relativo à introdução de um quadro de competências digitais nas universidades arménias. Este foi apresentado em detalhe por Aram Hayrapetyan, Diretor do Centro de Avaliação e Garantia da Qualidade da Universidade Estatal de Medicina de Erevan.
O Professor Giovanni Adorni, da Universidade de Génova, apresentou também medidas práticas para integrar competências digitais nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação.

No encerramento do evento, os participantes sublinharam a importância de reforçar as competências digitais do corpo docente das universidades arménias e de garantir a adoção eficaz de um quadro abrangente para o desenvolvimento destas competências.

Notícias

close navigation
close Search